Antigo Matadouro de Campanhã já tem 700 postos de trabalho confirmados

Antigo Matadouro de Campanhã já tem 700 postos de trabalho confirmados
Guilherme Toga | Porto Canal
| Porto
Pedro Benjamim

A Mota-Engil é a primeira empresa a anunciar que irá ocupar escritórios no antigo Matadouro de Campanhã. A construtora portuense terá no futuro centro empresarial e cultural cerca de 700 trabalhadores, avançou ao Porto Canal, a presidente da Emerge.

Sílvia Mota detalhou os números, depois de o presidente da Mota-Engil, Carlos Mota Santos, ter avançado aos jornalistas que a construtora é a primeira empresa a marcar presença no empreendimento. “Temos inúmeras empresas interessadas, inúmeros potenciais inquilinos. Só lhe posso garantir uma coisa há um cliente que vem para aqui que é a Mota-Engil”, afirmou.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A presença da empresa a quem foi atribuída a concessão do espaço, por um período de 30 anos, faz com que cerca de 30% da ocupação dos escritórios fique garantida. Com a reconversão, o antigo Matadouro de Campanhã será um centro empresarial e cultural capaz de receber pouco mais de 2300 trabalhadores.

A reconversão do antigo Matadouro de Campanhã foi entregue à Mota-Engil, numa concessão de 30 anos. A obra deverá estar concluída no final de 2025 e os espaços do futuro M-ODU (Matadouro-Outro Destino Urbano) deverão estar a funcionar no início de 2026.

O projeto consiste num edifício para acolher empresas, mas também reservas de arte, museus, auditórios, restauração e projetos de coesão social. Dos cerca de 26 mil metros quadrados, a reconversão prevê a utilização de cerca de 20.500 metros quadrados. Destes, 12.500 metros destinam-se a espaço empresarial, a ser explorados pela Mota-Engil, e o restante a espaços a serem explorados pelo município.

Esta quinta-feira, uma visita levou ao antigo Matadouro de Campanhã o arquiteto japonês Kengo Kuma, que assina o projeto de reconversão juntamente com os arquitetos portugueses OODA, bem como o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira. Os jornalistas acompanharam a visita de uma comitiva com dezenas de pessoas, onde estavam vereadores, bem como representantes da empresa responsável pela obra.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).