Auditoria afasta envolvimento da Savannah na Operação Influencer

| Norte
Hugo André Costa | Porto Canal

A Savannah, empresa mineira que pretende arrancar com a extração de lítio em Boticas, contratou uma auditoria externa à sociedade de advogados CMS Portugal - Rui Pena, Arnaut e Associados para avaliar as atividades da empresa em Portugal, no período entre 2017 e 2023.

Inicialmente envolvida na Operação Influencer, que levou à queda do governo e à demissão do Primeiro-Ministro, a Savannah vem afirmar, na Apresentação Institucional de 2024, que "não tem qualquer relação com nenhuma das outras empresas ou projetos mencionados na Operação Influencer" e que nenhuma irregularidade financeira foi detetada pelos peritos responsáveis pela auditoria.

No mesmo documento, a Savannah lembra que "nenhum membro do staff foi constituído arguido" e que "os trabalhos na zona do Barroso continuam".

O CEO da Savannah, Eduardo Proença, afirma que os resultados da auditoria "tranquilizarão as partes interessadas" e que "o desenvolvimento do projeto prossegue".

A Savannah já comprou quase 100 terrenos a proprietários locais em Boticas e, segundo o Negócios, espera começar a construir o projeto da mina já em 2025, com vista a arrancar as operações de extração de lítio no ano seguinte.

+ notícias: Norte

Metro do Porto também "não foi envolvida" no novo projeto para estação de TGV em Gaia

A Metro do Porto também "não foi envolvida na avaliação da solução alternativa" para a estação ferroviária de alta velocidade em Gaia apresentada pelo consórcio LusoLav que uma extensão da Linha Rubi, disse esta sexta-feira fonte oficial à Lusa.

Golfinhos a nadar no Porto de Leixões surpreendem população

Um grupo de cerca de seis golfinhos apareceu a nadar no Porto de Leixões, em Matosinhos, e gerou surpresa entre várias pessoas que estavam no local e que gravaram o momento, conforme se vê em vídeos que circulam nas redes sociais. Fonte do Porto de Leixões revelou que o fenómeno não é único, embora gere sempre a surpresa de um quem o presencia.

Três jovens feridos com gravidade num despiste na A24 em Vila Real

Três jovens ficaram com ferimentos graves na sequência de um despiste ao quilómetro 79 da Autoestrada 24 (A24), em Vila Real, que obrigou ao corte temporário da estrada, segundo fontes da GNR e dos bombeiros.