Auditoria afasta envolvimento da Savannah na Operação Influencer

| Norte
Hugo André Costa | Porto Canal

A Savannah, empresa mineira que pretende arrancar com a extração de lítio em Boticas, contratou uma auditoria externa à sociedade de advogados CMS Portugal - Rui Pena, Arnaut e Associados para avaliar as atividades da empresa em Portugal, no período entre 2017 e 2023.

Inicialmente envolvida na Operação Influencer, que levou à queda do governo e à demissão do Primeiro-Ministro, a Savannah vem afirmar, na Apresentação Institucional de 2024, que "não tem qualquer relação com nenhuma das outras empresas ou projetos mencionados na Operação Influencer" e que nenhuma irregularidade financeira foi detetada pelos peritos responsáveis pela auditoria.

No mesmo documento, a Savannah lembra que "nenhum membro do staff foi constituído arguido" e que "os trabalhos na zona do Barroso continuam".

O CEO da Savannah, Eduardo Proença, afirma que os resultados da auditoria "tranquilizarão as partes interessadas" e que "o desenvolvimento do projeto prossegue".

A Savannah já comprou quase 100 terrenos a proprietários locais em Boticas e, segundo o Negócios, espera começar a construir o projeto da mina já em 2025, com vista a arrancar as operações de extração de lítio no ano seguinte.

+ notícias: Norte

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.