Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto

Única Supertaça Europeia portuguesa conquistada há precisamente 36 anos pelo FC Porto
| Desporto
Porto Canal

Foi a 13 de janeiro de 1988 que o FC Porto venceu a única Supertaça Europeia conquistada por um clube português, na sequência de duas vitórias frente ao Ajax de Johan Cruyff.

O FC Porto chegou a este jogo com o estatuto de campeão europeu, depois de ter batido o FC Bayern München, por 2-1, no Estádio do Prater, em Viena. Do outro lado estava o AFC Ajax, depois de vencerem a Taça dos Vencedores das Taças, com um golo de Marco van Basten.

 

Rui Barros marcou o único golo da primeira mão, que foi disputada em Amesterdão, a 24 de novembro de 1987. O segundo encontro foi disputado quase dois meses depois, no Estádio das Antas, que os Dragões voltaram a vencer, desta vez com um golo de António Sousa.

A Supertaça da UEFA, levantada em casa pelo capitão, goleador e eterno número 9 dos Dragões, Fernando Gomes, é um troféu que, em Portugal, só pode ser contemplado no Museu Futebol Clube do Porto.

Com a conquista do troféu, ficou completo o triplete internacional, com a vitória portista na Taça dos Campeões Europeus e Taça Intercontinental.

+ notícias: Desporto

FC Porto emite comunicado devido aos acontecimentos ocorridos em Famalicão

O FC Porto, através do seu website, emitiu um comunicado no seguimento dos acontecimentos ocorridos este sábado em Famalicão.

Joana Resende: “Temos a ambição de lutar pelo jogo”

Conseguido um “resultado importante” que serviu para “limpar a imagem” deixada no clássico e angariar “uma vitória”, as tetracampeãs nacionais de voleibol viraram o foco para a deslocação à Turquia, onde vão defrontar o VakifBank Istambul, “uma equipa que tem um nível enorme”, na 4.ª jornada da Liga dos Campeões (terça-feira, 16h30).

FC Porto (Sub-17): Goleada no dérbi da Invicta

A equipa de Sub-17 do FC Porto levou a melhor no dérbi da Invicta. Em Ramalde, diante do Boavista, os Dragões triunfaram por 5-1 na 14.ª jornada da Série Norte do Campeonato Nacional de Juniores B. O bis de Rúben Barbosa (1m e 7m) e o hat-trick de Duarte Cunha (43m, 57m e 78m) mantiveram os portistas na segunda posição da tabela com 31 pontos, menos cinco do que o líder SC Braga.