Faixa colocada na Ponte Dona Maria Pia contra "32 anos de abandono"

Faixa colocada na Ponte Dona Maria Pia contra "32 anos de abandono"
| Porto
Porto Canal

Na manhã desta quarta-feira, membros da Associação Garra afixaram uma faixa na Ponte Dona Maria Pia, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, denunciando “os 32 anos de abandono” daquela infraestrutura.

A colocação da mensagem onde se lê "100 anos de Eiffel, 32 de abandono: até quando?" acontece no dia do centenário da morte de Gustavo Eiffel, autor da ponte que foi desativada em 1991. Recorde-se que desde 1992 a estrutura está classificada como Monumento Nacional.

Porto Canal

Há 32 anos que a ponte histórica espera soluções. Como o Porto Canal noticiou, o projeto de tornar clicável o Ramal da Alfândega, apresentado em 2020, incluía também esta ponte. Mas em abril deste ano, o Ministério das Infraestruturas informou que o futuro da ponte permanecia sem decisão e dependente da "análise conjunta" da Infraestruturas de Portugal (IP) e das câmaras do Porto e de Gaia, assegurou o Ministério das Infraestruturas.

A ponte centenária que liga Porto e Vila Nova de Gaia assinalou em novembro 146 anos da inauguração. O Jornal de Notícias avançou, à data do aniversário, que a promotora Margem a Margem, SA, que já tinha apresentado um projeto em 2018, apresentava agora um novo deixando de fora a adaptação do antigo ramal da Alfândega, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP.

O novo projeto da promotora centra-se na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia. A reabilitação, escreveu o jornal, teria um custo “entre os três e os quatro milhões de euros”.

A IP – Infraestruturas Portugal, gestora da ponte, afirmou ao Porto Canal que não há nenhum projeto aprovado para esta ponte e que “com a adaptação e futura utilização da plataforma do Ramal da Alfandega será também avaliada a utilização da ponte” e que esta avaliação “terá que ser conjuntamente, além da IP, com a autarquia de Gaia e Porto”.

O estudo apresentado pela STCP Serviços não refere, contudo, a utilização desta ponte. Em resposta ao Porto Canal, a autarquia liderada por Rui Moreira explicou que “o projeto é apenas para o canal da Alfândega, uma vez que a competência do município é apenas para o canal e não para a ponte”, ressalvando que continuam “disponíveis para articular, com as demais entidades, uma futura solução para a referida ponte”.

Já a autarquia de Gaia informou o Porto Canal de que o que tem “dialogado com a Câmara do Porto, enquanto parceiros, e com a proprietária da ponte, a Infraestruturas de Portugal, em termos uma intervenção que recoloque a ponte e os cidadãos em contacto, nomeadamente com uma travessia que seria eminentemente pedonal”.

“Do lado de Gaia e do lado do Porto, estamos a fazer a nossa parte. Do lado da IP é preciso, também, que o Estado diga o que pretende e faça a sua parte, mas tem havido prioridades que se sobrepõem à ponte Maria Pia”, ressalvou o município liderado por Eduardo Vítor Rodrigues.

Alfândega, avança o Jornal de Notícias, já que o ramal está a ser alvo de um protocolo entre a Câmara do Porto e a IP.

O novo projeto da promotora centra-se agora na ponte e no acesso ao parque Maria Pia, em Vila Nova de Gaia. A reabilitação terá um custo “entre os três e os quatro milhões de euros”, afirma o responsável pela empresa, Anjos Pereira, ao jornal, acrescentando que os investidores “têm capital suficiente” para viabilizar o projeto.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Retomadas as buscas pelo homem desaparecido na Foz do Douro no Porto

As buscas pelo homem desaparecido no sábado no mar após ter sido arrastado por uma onda junto ao Farolim de Felgueiras, na Foz do Douro, no Porto, foram retomadas pelas 08h00, revelou à Lusa o comandante Rui Lampreia.