UNIR: Equipamentos de validação de títulos de transporte não funcionam
Porto Canal
Depois da falta de informação, das longas horas de espera e da incerteza, relativamente à cadência de autocarros, praticamente três semanas depois do arranque da nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto, grande parte das máquinas de validação de títulos de transportes ainda não funciona.
Ao entrar num dos autocarros da UNIR, um dos passageiros pergunta se a máquina “já está em funcionamento”. A resposta do motorista é pronta: “ainda não”. Desde o arranque da nova rede que não funcionam, de acordo com os passageiros.
“Desde o início que a máquina não funciona e vejo isso todos os dias. O meu passe nunca deu. Dá no Metro, mas no autocarro aparece sempre um sinal vermelho que não se consegue ler”. É o relato de uma utilizadora, que espera pelo transporte na paragem de Campanhã. Nunca conseguiu validar o título de transporte e comenta que, na maior parte das vezes, são os próprios motoristas a dizer que “a máquina está avariada”.
Até ao momento, não houve ainda uma resposta por parte da Área Metropolitana do Porto, relativamente à situação atual dos equipamentos e à resolução dos mesmos.
A nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, denominada UNIR, entrou em serviço dia 1 de dezembro, depois de um concurso público lançado em 2020, determinando uma ‘revolução’ no transporte rodoviário de passageiros na região. O arranque das operações tem sido alvo de muitas críticas por parte dos utilizadores e esta quarta-feira não foi exceção.
Recorde-se que depois daquele que foi um arranque caótico, o Instituto de Mobilidade e Transporte (IMT), em conjunto com a Polícia de Segurança Pública (PSP), realizou uma operação de fiscalização na manhã de terça-feira que teve como visados autocarros da rede UNIR junto ao Dragão Arena.
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