"Somos unidos". Trabalhadores do JN protestam em frente ao Conselho de Ministros

"Somos unidos". Trabalhadores do JN protestam em frente ao Conselho de Ministros
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Um grupo de cerca de 50 trabalhadores do Jornal de Notícias (JN) está a manifestar-se, esta tarde, em frente à Câmara Municipal de Porto, onde decorre a reunião do Conselho de Ministros.

Nem mesmo a chuva que marcou todo o dia desta quinta-feira desmobilizou os jornalistas do JN, em greve pelo segundo dia consecutivo.

Simbolicamente, os trabalhadores do baluarte das notícias da região do Norte fizeram o curto percurso que ligava a sua redação ao coração da cidade - a Câmara Municipal -, caminho esse que se tornou maior com a sua expulsão da icónica “Torre do Jornal de Notícias”.

Desde o edifício na rua Gonçalo Cristóvão, passando pela Trindade e até chegar à Avenida dos Aliados ouviram-se frases de ordem como “Notícia de Última Hora: JN não vai embora”.

Ao Porto Canal, Rita Salcedas reforça a importância do JN, enquanto órgão de comunicação social não sediado na capital: “Nós todos os dias fazemos milagres ao produzir o que produzimos, tanto nas bancas como no site, porque somos uma redação que tem a sua sede fora do centro de poder e decisões o que por si só traz obstáculos ao trabalho diário.

“O que aqui está a acontecer hoje é muito importante porque mostra que apesar de todos os desafios que nos são impostos todos os dias, estamos juntos e somos unidos”, acrescenta a jornalista.

Em comunicado interno, na quarta-feira, o Global Media Group (GMG) anunciou que vai negociar “com caráter de urgência” rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação para evitar “a mais do que previsível falência do grupo”.

A greve, que engloba os trabalhadores das várias publicações do Global Media Group - que inclui o JN, TSF e O Jogo -, vai terminar às 23h59 desta quinta-feira, dia 7 de dezembro.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.