"Sempre fez história na região". Câmara do Porto preocupada com despedimento coletivo no Jornal de Notícias

"Sempre fez história na região". Câmara do Porto preocupada com despedimento coletivo no Jornal de Notícias
Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes

“Não querendo interferir na liberdade empresarial, assisto com muita preocupação às últimas informações que apontam para um despedimento coletivo na Global Media de 150 funcionários, em particular ao despedimento de 40 profissionais do Jornal de Notícias”. Foi assim que o presidente do município do Porto, Rui Moreira, iniciou a reunião de executivo desta segunda-feira.

Esta foi uma “tomada de posição” que reuniu o consenso entre todas as forças políticas eleitas, que lamentaram que o Jornal de Notícias, pertencente ao grupo Global Media, apresente resultados “muito positivos”, mas que continue a sofrer despedimentos recorrentes.

“Não posso deixar de manifestar a minha surpresa por despedirem jornalistas do título que sempre deu dinheiro ao grupo, do título que é líder de audiências em vários segmentos, do título que sempre fez história no Porto, na região e no país”, afirmou Rui Moreira, após partilhar números relativos à circulação e audiência deste diário.

Ilda Figueiredo, eleita pela CDU, lembrou que o jornal “tem cumprido um papel que é essencial para a defesa do pluralismo, da democracia e da região [Norte]”. Também a eleita pelo Bloco de Esquerda Maria Manuela Rola destacou a importância do JN para a “coesão social” do país, mostrando-se “solidária com a greve que está a ser convocada pelos jornalistas” - marcada para 06 e 07 de dezembro.

Já o social-democrata Alberto Machado lembrou o “papel histórico” deste jornal na informação que trouxe a todos nos últimos 100 anos.

“Tenho assistido com muita preocupação ao desaparecimento de alguns jornais históricos”, acrescentou ainda Rui Moreira, que aproveitou ainda para alertar a importância da Assembleia da República ter mais intervenção na proteção da comunicação social. ”O Parlamento e os partidos têm discutido a sustentabilidade da comunicação social e tomaram algumas medidas para as defender. Parece-me ainda assim que ficou alguma coisa por fazer”.

+ notícias: Porto

Empresa do Porto vence concurso de três milhões para criar 'airbag' de satélites

Um consórcio liderado pela empresa portuguesa Spaceo venceu um concurso de três milhões de euros para o desenvolvimento de um dispositivo semelhante a um 'airbag' para retirar de órbita satélites em fim de vida, divulgou a empresa.

Câmara do Porto avança com estudo para medir velocidade em troço da Costa Cabral

A Câmara do Porto vai avaliar a velocidade dos veículos num troço da Rua de Costa Cabral para aferir se existe "um problema de excesso de velocidade" e se será necessário implementar medidas.

Moreira diz que "problemas técnicos" dificultam transporte público no Ramal da Alfândega 

O presidente da Câmara do Porto apontou "problemas técnicos” que dificultam o transporte público de passageiros no Ramal da Alfândega e disse que o município aguarda o desenho da linha ferroviária de alta velocidade.