"Somos unidos". Trabalhadores do JN protestam em frente ao Conselho de Ministros

"Somos unidos". Trabalhadores do JN protestam em frente ao Conselho de Ministros
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Um grupo de cerca de 50 trabalhadores do Jornal de Notícias (JN) está a manifestar-se, esta tarde, em frente à Câmara Municipal de Porto, onde decorre a reunião do Conselho de Ministros.

Nem mesmo a chuva que marcou todo o dia desta quinta-feira desmobilizou os jornalistas do JN, em greve pelo segundo dia consecutivo.

Simbolicamente, os trabalhadores do baluarte das notícias da região do Norte fizeram o curto percurso que ligava a sua redação ao coração da cidade - a Câmara Municipal -, caminho esse que se tornou maior com a sua expulsão da icónica “Torre do Jornal de Notícias”.

Desde o edifício na rua Gonçalo Cristóvão, passando pela Trindade e até chegar à Avenida dos Aliados ouviram-se frases de ordem como “Notícia de Última Hora: JN não vai embora”.

Ao Porto Canal, Rita Salcedas reforça a importância do JN, enquanto órgão de comunicação social não sediado na capital: “Nós todos os dias fazemos milagres ao produzir o que produzimos, tanto nas bancas como no site, porque somos uma redação que tem a sua sede fora do centro de poder e decisões o que por si só traz obstáculos ao trabalho diário.

“O que aqui está a acontecer hoje é muito importante porque mostra que apesar de todos os desafios que nos são impostos todos os dias, estamos juntos e somos unidos”, acrescenta a jornalista.

Em comunicado interno, na quarta-feira, o Global Media Group (GMG) anunciou que vai negociar “com caráter de urgência” rescisões com 150 a 200 trabalhadores e avançar com uma reestruturação para evitar “a mais do que previsível falência do grupo”.

A greve, que engloba os trabalhadores das várias publicações do Global Media Group - que inclui o JN, TSF e O Jogo -, vai terminar às 23h59 desta quinta-feira, dia 7 de dezembro.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).