Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 Como avançou o Porto Canal no final do mês de julho, um Burger King vai abrir no local do café que fechou em dezembro de 2022. Esta não foi uma notícia que apanhou “de surpresa Lino Perestrelo”, antigo arrendatário e gerente do espaço, que recordava na altura que já desde o fecho do estabelecimento tinha conhecimento da “entrada de um pedido para viabilização e consulta do que podia ser feito ali, por parte do Burger King”.

Não era intenção do senhorio, descendente da família Pinto Leite, aumentar as rendas. “Queria que fôssemos embora”, afirmou à data o antigo arrendatário: “Passámos a pagar 3300 euros com a atualização das rendas. Corria o boato de que o McDonald’s pagava 30 mil euros de renda, ou seja, era pretensão do senhorio aumentar para isso”.

O Burger King vai agora ficar a apenas 30 metros do McDonald 's da Avenida dos Aliados.

Recorde-se que o Café Embaixador encerrou a 9 de dezembro de 2022, após “anos de resistência de uma pressão económica”. O café fazia 65 anos de atividade no mês em que encerrou atividade e era bastante utilizado por reformados e retornados das antigas colónias.

Mas desde 2019 que decorreram no tribunal diversas ações de despejo por parte do senhorio, que acabaria por vencer. Com o negócio a abrir insolvência, 16 trabalhadores ficaram sem emprego… e sem o pagamento da indemnização correspondente.

Ao Porto Canal, o gerente referiu que a insolvência foi aceite e os funcionários receberam as compensações através do Fundo de Compensação do Trabalho (FTG) e tudo o que pertencia à empresa foi para a insolvência. “O recheio do interior, tudo o que tínhamos, ficou para a insolvência e creio que foi leiloado”, declarou Lino Perestrelo.

Em 2018, recorda o antigo arrendatário, o negócio obteve o selo Porto de Tradição. Embora reconheça a distinção, o arrendatário admite que de nada lhes serviu. “Não tem proteção nenhuma, porque os estabelecimentos que estão a fechar, muitos deles têm essa placa, o estatuto de loja histórica que não lhes serve absolutamente nada”.

+ notícias: Porto

Porto dá as boas-vindas a 2026

A cidade do Porto já entrou em 2026, com milhares de pessoas a marcarem presença na Avenida dos Aliados.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.