Costa quer ver início da obra do TGV Porto-Lisboa antes de sair do Governo

Costa quer ver início da obra do TGV Porto-Lisboa antes de sair do Governo
| País
Porto Canal

O ainda primeiro ministro António Costa quer ver o lançamento do concurso para o primeiro troço da nova linha de alta velocidade Lisboa-Porto antes de sair definitivamente do Governo. A notícia, avançada pelo semanário Expresso, refere que Costa já sinalizou ao líder do PSD que o projeto do TGV é um assunto a tratar em breve para poder candidatar-se a fundos europeus, estando apenas à espera que a Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos (UTAP) conclua o trabalho técnico sobre a viabilidade jurídica e financeira do projeto.

O objetivo do Governo de gestão é ver o concurso arrancar ainda em janeiro do próximo ano.

A Infraestruturas de Portugal já gastou mais de três milhões de euros com a linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa. Apesar de os primeiros concursos apenas serem lançados no próximo ano, a empresa já avançou com a contratação de estudos.

Segundo o jornal de Negócios, a IP já celebrou 11 contratos de aquisição de serviços. Só este ano, foram celebrados cinco contratos, num total de 1,7 milhões de euros. O mais recente recai sobre o estudo prévio e o estudo de impacto ambiental da duplicação da linha do Oeste.

Os outros quatro contratos destinaram-se à atualização dos estudos de impacto ambiental do troço Soure-Carregado (424,8 mil euros), ao plano de urbanização da estação de Campanhã (325 mil euros), à prospeção geotécnica no troço Porto-Soure (414 mil euros) e a estudos complementares de engenharia para o mesmo troço (390 mil euros).

Inicialmente, o primeiro concurso estava previsto ainda para este ano, mas foi adiado para janeiro de 2024.

A futura linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa vai avançar em três fases. A primeira, entre Porto e Soure, deverá estar concluída em 2028. Já a conclusão da segunda parte, o troço Soure-Carregado, está prevista para 2030. Por fim, segue-se a terceira fase, entre o Carregado e Lisboa.

A estimativa é de que a nova linha ligue as duas maiores cidades portuguesas em uma hora e 15 minutos.

 

+ notícias: País

Custos do aeroporto de Lisboa para pessoas e cidade chegam a 12 mil milhões em 10 anos, frisa Zero

A associação ambientalista Zero alertou que os custos do aeroporto de Lisboa desde 2015, para a cidade e habitantes, nomeadamente para a saúde, ascendem a 12 mil milhões de euros.

Governo anuncia criação do Observatório da Vinha e do Vinho

O ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, anunciou esta quarta-feira, na Assembleia da República, a criação de um Observatório da Vinha e do Vinho, a ser implementado este ano para valorizar o setor vitivinícola.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".