Teste de inglês do 9º ano deve poder integrar nota final

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 07 ago (Lusa) -- A Provedoria de Justiça, em resposta a uma queixa de uma encarregada de educação, recomendou que a calendarização do teste de diagnóstico de inglês permita integrar as notas dos alunos na sua avaliação de final de ano.

As notas do teste de diagnóstico de língua inglesa para o 9.º ano -- Key for Schools -- da autoria do Cambridge Institute, mas coordenado e aplicado pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), foram afixadas a 15 de julho, depois de vários adiamentos.

Ainda assim, houve alunos e encarregados de educação que quando se dirigiram às escolas para consultar nas pautas os resultados do teste não encontraram nem o nome nem a nota.

Foi o caso de Telma Ferreira, e de alguns colegas seus, da Escola Básica Nuno Gonçalves, em Lisboa, o que levou a encarregada de educação da aluna a queixar-se junto da escola e do IAVE, para obter a nota da filha, ainda por divulgar, e também junto da Provedoria de Justiça, que respondeu com recomendações ao IAVE e com o reconhecimento de que, no caso exposto houve pelo menos um dano de confiança.

A nota do teste 'Key for Schools' poderia ser utilizada pelos professores na avaliação final do ano, se assim o entendessem, mas os atrasos na divulgação da classificação impediu que isso acontecesse.

Na resposta, a provedoria adianta que os contactos com a escola confirmaram as justificações avançadas pelo IAVE para o atraso na divulgação das notas e que se prendem com um atraso no envio para correção da componente 'Speaking' da prova de diagnóstico, facto que motivou uma chamada de atenção deste organismo à escola, para "impedir ou pelo menos dificultar a verificação de casos semelhantes no futuro".

A provedora-adjunta considerou que "em termos gerais" pareceu "pouco clara" a ligação deste teste de diagnóstico com o processo de avaliação contínua do ano letivo, e que no caso particular da aluna da escola de Lisboa, ainda que não tenha pedido certificação dos conhecimentos de inglês, pelo atraso na divulgação da nota "há que reconhecer a existência de um dano, quanto mais não seja na confiança que deve merecer o conjunto de regras sobre avaliação".

Reconhecendo ainda que os atrasos nas divulgações das notas se devem também ao "caráter experimental do programa", uma vez que este foi o primeiro ano em que a prova foi aplicada, a Provedoria de Justiça não deixou de dirigir uma "chamada de atenção" ao presidente do IAVE, para que "a calendarização do programa permita realmente às escolas que assim o entendam integrar os resultados dos testes na avaliação interna final do 9.º ano".

Na altura em que foi divulgado o caso desta escola de Lisboa, e contactado pela Lusa, o IAVE confirmou que havia problemas com a divulgação dos resultados deste exame, com "diferentes casos, com diferentes origens" a serem tratados individualmente por uma equipa para o efeito.

Segundo o IAVE são "casos pontuais e dispersos" e o instituto espera ver a situação resolvida "o mais rápido possível".

Recusou no entanto esclarecer quantos casos como este estão a ser analisados pela equipa do IAVE e quais as "diferentes origens" na base das falhas na divulgação de resultados, não fazendo qualquer referência ao Cambridge Institute, que chegou a ser apontado como responsável pelos atrasos.

Este teste era obrigatório para todos os alunos do 9.º ano e opcional para os estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 17 anos.

IMA // CC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.