O adeus a Costa. “Não me vou recandidatar ao cargo de primeiro-ministro”

O adeus a Costa. “Não me vou recandidatar ao cargo de primeiro-ministro”
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro, após anunciar que apresentou a demissão do cargo ao presidente da República, afirmou que não se irá recandidatar ao cargo. “Não me vou recandidatar ao cargo de primeiro-ministro”, frisou António Costa.

O primeiro-ministro apresentou a demissão do cargo esta terça-feira, depois de ser alvo de um inquérito autónomo, conduzido pelo Supremo Tribunal de Justiça. “Não me pesa na consciência a prática de qualquer ato ilícito ou censurável”, afirma Costa sobre o processo-crime instaurado contra si.

“A dignidade das funções de primeiro-ministro não é compatível com qualquer suspeição sobre a sua integridade, boa conduta e menos ainda a suspeita de prática de ato criminal”, refere na declaração ao país em que apresentou a demissão.

Também na manhã desta terça-feira decorreram buscas em vários gabinetes do Governo e que levaram à detenção de cinco pessoas, incluindo o chefe de gabinete de Costa, Vítor Escária.

+ notícias: Política

Presidenciais. Seguro e Ventura marcam lugar na segunda volta em noite de derrota pesada para Marques Mendes

António José Seguro e André Ventura foram os vencedores da primeira volta das presidenciais de domingo, marcando presença na disputa de 08 de fevereiro, numa eleição em que Luís Marques Mendes registou para o PSD o pior resultado de sempre em atos eleitorais.

Presidenciais. Pedro Duarte manifesta apoio a António José Seguro na segunda volta

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Pedro Duarte, manifestou o seu apoio pessoal ao candidato a Belém António José Seguro na segunda volta das presidenciais no dia 8 de fevereiro.

Presidenciais. Votos nulos superaram os votos em branco pela primeira vez

Pela primeira vez em presidenciais desde o 25 de Abril, o voto nulo superou o voto em branco, numas eleições em que os boletins tiveram o maior número de candidatos de sempre e três nomes que não foram aprovados.