Auditoria afasta envolvimento da Savannah na Operação Influencer

| Norte
Hugo André Costa | Porto Canal

A Savannah, empresa mineira que pretende arrancar com a extração de lítio em Boticas, contratou uma auditoria externa à sociedade de advogados CMS Portugal - Rui Pena, Arnaut e Associados para avaliar as atividades da empresa em Portugal, no período entre 2017 e 2023.

Inicialmente envolvida na Operação Influencer, que levou à queda do governo e à demissão do Primeiro-Ministro, a Savannah vem afirmar, na Apresentação Institucional de 2024, que "não tem qualquer relação com nenhuma das outras empresas ou projetos mencionados na Operação Influencer" e que nenhuma irregularidade financeira foi detetada pelos peritos responsáveis pela auditoria.

No mesmo documento, a Savannah lembra que "nenhum membro do staff foi constituído arguido" e que "os trabalhos na zona do Barroso continuam".

O CEO da Savannah, Eduardo Proença, afirma que os resultados da auditoria "tranquilizarão as partes interessadas" e que "o desenvolvimento do projeto prossegue".

A Savannah já comprou quase 100 terrenos a proprietários locais em Boticas e, segundo o Negócios, espera começar a construir o projeto da mina já em 2025, com vista a arrancar as operações de extração de lítio no ano seguinte.

+ notícias: Norte

Má qualidade da água no rio Onda associada a descargas da Lactogal em Vila do Conde, revela APA

A "alteração significativa" da qualidade da água do rio Onda está "presumivelmente associada" a descargas da empresa Lactogal em Vila do Conde, distrito do Porto, de acordo com resultados preliminares da análise da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Gaia, terceiro maior município do país, tem já cinco candidaturas às autárquicas

No terceiro maior concelho do país, Vila Nova de Gaia, governado pelo PS há três mandatos e que antes esteve outros três nas mãos da coligação PSD/CDS-PP, são conhecidas até ao momento cinco candidaturas às eleições autárquicas de outubro.

Candidato da IL quer fazer de Matosinhos “o melhor sítio da Europa para viver”

O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara de Matosinhos, Filipe Garcia, prometeu este sábado “atenção aos problemas básicos que afetam a população todos os dias” num concelho que quer que seja “o melhor sítio da Europa para viver”.