Auditoria afasta envolvimento da Savannah na Operação Influencer

| Norte
Hugo André Costa | Porto Canal

A Savannah, empresa mineira que pretende arrancar com a extração de lítio em Boticas, contratou uma auditoria externa à sociedade de advogados CMS Portugal - Rui Pena, Arnaut e Associados para avaliar as atividades da empresa em Portugal, no período entre 2017 e 2023.

Inicialmente envolvida na Operação Influencer, que levou à queda do governo e à demissão do Primeiro-Ministro, a Savannah vem afirmar, na Apresentação Institucional de 2024, que "não tem qualquer relação com nenhuma das outras empresas ou projetos mencionados na Operação Influencer" e que nenhuma irregularidade financeira foi detetada pelos peritos responsáveis pela auditoria.

No mesmo documento, a Savannah lembra que "nenhum membro do staff foi constituído arguido" e que "os trabalhos na zona do Barroso continuam".

O CEO da Savannah, Eduardo Proença, afirma que os resultados da auditoria "tranquilizarão as partes interessadas" e que "o desenvolvimento do projeto prossegue".

A Savannah já comprou quase 100 terrenos a proprietários locais em Boticas e, segundo o Negócios, espera começar a construir o projeto da mina já em 2025, com vista a arrancar as operações de extração de lítio no ano seguinte.

+ notícias: Norte

Reveladas as primeiras confirmações para o Festival Authentica em Braga

A cantora brasileira Luísa Sonza, o português Nininho Vaz Maia e o irlandês Cian Ducrot estão entre as primeiras confirmações para a terceira edição do Festival Authentica, marcado para 6 e 7 de dezembro em Braga.

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.