“Ficamos com os ossos!”. Moreira critica novo plano de saúde para o Porto

“Ficamos com os ossos!”. Moreira critica novo plano de saúde para o Porto
Foto: Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Rui Moreira, na reunião de Assembleia Municipal desta segunda-feira, teceu críticas à direção do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que acusa de não ter ouvido o município sobre a criação da nova Unidade Local de Saúde (ULS) de São João.

Tendo tomado palavra durante a deliberação sobre a transferência de competências na área da saúde, o edil avançou que “na questão das ULS, o município do Porto não foi ouvido previamente”, tendo endereçado uma carta ao diretor do SNS que leu perante a assembleia.

No documento a que o Porto Canal teve acesso, Moreira escreve que apesar de a entidade que tutela o SNS reconhecer como fundamental a participação das autarquias, não foi o Porto ouvido na criação de um grupo de trabalho com a missão de elaborar o plano de negócios da futura Unidade Local de Saúde S.João, E.P.E.
Realçando que a gestão única de unidades de saúde que atendem a concelhos diferentes será sempre de elevada complexidade, Rui Moreira alerta que “a inclusão da nova ULS de ACeS de concelhos distintos poderá colocar em causa o atendimento adequado às necessidades específicas de cada população”. O autarca destaca ainda que a integração do Hospital de São João nesta nova ULS é de elevado risco para a operação daquele que é “um dos maiores centros hospitalares do país”.

“Num momento em que tanto se fala em descentralizar, estando em cima da mesa a descentralização de competências na área da saúde, parece-nos ser este um sinal em sentido contrário”, escreve Moreira, manifestando a sua apreensão face à ameaça de fragmentação territorial no que à prestação de cuidados de saúde diz respeito, “com eventuais prejuízos e afastamento das populações”.

Durante a sua intervenção na Assembleia Municipal, o presidente da Câmara do Porto revelou ter recebido uma carta de Manuel Pizarro, onde o Ministro da Saúde ressalvou que o “processo de generalização das ULS visa também aproximar as autarquias, potenciando a experiência adquirida durante a pandemia”, mostrando-se confiante que “a direção do SNS procurará aprofundar o diálogo com o município para assegurar que é isso que ocorre em toda as fases do processo”.

Rui Moreira terminou afirmando que o executivo manifestou e mantém a sua discordância com um modelo “que não é vantajoso para o Porto. No caso do Porto, ficamos com os ossos!”

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.