Quatro novos centros de saúde para o Porto. Descentralização na saúde aprovada em assembleia

Quatro novos centros de saúde para o Porto. Descentralização na saúde aprovada em assembleia
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto aprovou por maioria, com os votos contra do Bloco de Esquerda e da CDU, o auto de transferência de competências na saúde. Com esta transferência, a cidade vai passar a ter quatro novos centros de saúde.

Na última reunião de executivo, Rui Moreira adiantou estar prevista "uma melhoria" nos edifícios que serão transferidos para a autarquia, a construção de novos centros de saúde e a possibilidade de flexibilizar os horários de funcionamento de algumas unidades, mediante a avaliação de uma comissão criada para o efeito.

Na reunião desta segunda-feira da Assembleia Municipal. Raul Almeida, líder do Grupo Municipal de Rui Moreira, diz que a autarquia fará um melhor trabalho do que o Estado Central.

De acordo com a informação partilhada pelo município, um levantamento feito pela ARS-Norte identificou a necessidade de realizar 14 "grandes intervenções", entre as quais quatro "construções de raiz", nomeadamente em Azevedo de Campanhã, Lordelo do Ouro, Garcia de Orta e Carvalhido-Prelada. Paralelamente, foi identificada a necessidade de uma "grande obra de reabilitação" em Aldoar e a ser avaliada outra "grande requalificação" em Santos Pousada.

O município deverá também levar a cabo oito requalificações "com diferentes graus de complexidade e valores": Constituição, Vale Formoso, Foz do Douro, Cedofeita-Carvalhosa, Aníbal Cunha, Lordelo do Ouro (onde atualmente funcionam as duas unidades de saúde familiar, sendo que uma se mantém no edifício e outra será transferida para o edifício a construir), Miguel Bombarda e Covelo.

Para Rui Sá, eleito pela CDU, “as verbas transferidas não são aquelas correspondentes às necessidades”.

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto rejeita proposta de “valorização e reutilização” da Ponte Maria Pia

A Assembleia Municipal do Porto, na reunião desta segunda-feira que decorreu no Paços do Concelho, rejeitou uma moção apresentada pelo grupo municipal da CDU que visava a valorização e reutilização da antiga ponte ferroviária Maria Pia, que atravessa o rio Douro e está sem exploração há mais de 30 anos.

Rui Moreira alerta para necessidade dos municípios regularem as atividades económicas

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, alertou esta segunda-feira para a necessidade dos municípios poderem regular as atividades económicas que surgem na cidade, defendendo, para isso, uma alteração legislativa.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.