Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro

Crise no SNS deverá estender-se durante o mês de novembro
| País
Porto Canal

Os condicionamentos no SNS vão continuar a marcar o mês de novembro. A Norte, os hospitais de Chaves e de Penafiel vão ter algumas urgências fechadas.

Deverá ser um mês atribulado no que toca à saúde. A crise no SNS tem sido uma realidade nos últimos tempos, e ao que parece ainda não vai ser em novembro que vai dar tréguas.

O Governo e os profissionais de saúde ainda não chegaram a acordo.
Em causa estão as reivindicações e falta de enfermeiros e médicos que, por todo o país, pedem melhores condições de trabalho.

A Norte, são vários os hospitais com constrangimentos nos serviços de urgência.

Em Chaves, além do fecho da Urgência Pediátrica, a recusa dos médicos às horas extra também levará ao encerramento das Urgências Médico-cirúrgica e de Ortopedia.

Em Penafiel, o Bloco de Partos e a Urgência de Obstetrícia e Ginecologia encerrarão no dia 1 de novembro, e o Hospital Padre Américo só conseguirá assegurar Urgência Pediátrica até ao dia 14 do mesmo mês.

Futuro ainda incerto noutros hospitais. É o caso de Braga, onde os vários condicionamentos ao longo do mês de outubro ainda se podem ver com o número de camas reduzido nos Cuidados Intensivos, a partir de novembro.

Ao Porto Canal, o Hospital de Santa Maria da Feira descarta estarem previstos encerramentos no próximo mês, mas também alerta para o facto de não poderem ser dadas garantias, por ser uma situação imprevisível.

Com o encerramento das várias urgências, os utentes vêem-se obrigados a procurar outro serviço de saúde nas proximidades, o que tem levado à sobrecarga dos hospitais centrais. Alguns deles alertam que podem vir mesmo a colapsar.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.