Próxima semana será de chuva “forte e persistente”

Próxima semana será de chuva “forte e persistente”
| Norte
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, este domingo, uma atualização do tempo previsto para a próxima semana.

Através de uma publicação na rede social Facebook, o IPMA dá conta que entre 30 de outubro a 5 de novembro “irá continuar o regime de precipitação que se tem verificado no continente desde o passado dia 13 de outubro”. “Prevê-se durante a semana precipitação forte e persistente no litoral a norte do rio Vouga, em especial nas regiões montanhosas e a partir do meio da semana”.

Os especialistas preveem ainda que “o vento irá predominar do quadrante oeste, podendo ser forte a partir do meio da semana, período em que também se prevê um aumento da agitação marítima na costa Ocidental, em especial das regiões Norte e Centro”.

De acordo com os especialistas esta situação é justificada pela "passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a uma região depressionária que se localizará a oeste ou sobre as ilhas Britânicas durante toda a semana". “Este cenário apresenta uma elevada probabilidade de ocorrência, sendo que existe uma probabilidade entre 30 e 50% que possa persistir até meio da semana seguinte”, acrescentam.

“No final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na serra da Estrela”, pode ler-se na publicação.

Relativamente à temperatura, os especialistas do IPMA dão conta que a “temperatura máxima irá variar entre 8 e 22 °C e a temperatura mínima entre 3 e 12 °C, com os valores mais baixos no nordeste Transmontano e os mais elevados no litoral sul”.

+ notícias: Norte

Autoridades procuram homem que desapareceu após sair do Hospital de Bragança

As autoridades realizam buscas em Bragança esta quinta-feira para tentar encontrar um homem, de 70 anos, que desapareceu após abandonar o hospital local, disse fonte da GNR.

Oitenta doentes isolados no Hospital de Penafiel contaminados com bactéria

O Hospital de Penafiel de Penafiel colocou em isolamento cerca de 80 doentes contaminados por uma bactéria multirresistente, que estão a ser tratados de "forma eficaz", segundo aquela unidade de saúde.

Utentes denunciam assédio laboral e clima de medo em Centro Social em Guimarães

Um grupo com cerca de 1600 pessoas dirigiu uma carta ao arcebispo de Braga, José Cordeiro, para denunciar o clima de medo sentido no Centro Social da Paróquia de Nespereira, em Guimarães, depois da entrada da nova gestão.