Próxima semana será de chuva “forte e persistente”

Próxima semana será de chuva “forte e persistente”
| Norte
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, este domingo, uma atualização do tempo previsto para a próxima semana.

Através de uma publicação na rede social Facebook, o IPMA dá conta que entre 30 de outubro a 5 de novembro “irá continuar o regime de precipitação que se tem verificado no continente desde o passado dia 13 de outubro”. “Prevê-se durante a semana precipitação forte e persistente no litoral a norte do rio Vouga, em especial nas regiões montanhosas e a partir do meio da semana”.

Os especialistas preveem ainda que “o vento irá predominar do quadrante oeste, podendo ser forte a partir do meio da semana, período em que também se prevê um aumento da agitação marítima na costa Ocidental, em especial das regiões Norte e Centro”.

De acordo com os especialistas esta situação é justificada pela "passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a uma região depressionária que se localizará a oeste ou sobre as ilhas Britânicas durante toda a semana". “Este cenário apresenta uma elevada probabilidade de ocorrência, sendo que existe uma probabilidade entre 30 e 50% que possa persistir até meio da semana seguinte”, acrescentam.

“No final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na serra da Estrela”, pode ler-se na publicação.

Relativamente à temperatura, os especialistas do IPMA dão conta que a “temperatura máxima irá variar entre 8 e 22 °C e a temperatura mínima entre 3 e 12 °C, com os valores mais baixos no nordeste Transmontano e os mais elevados no litoral sul”.

+ notícias: Norte

Proposta alternativa para o TGV aprovada em Gaia com votos contra do PSD

As propostas não vinculativas do consórcio LusoLav para alterar o traçado da linha de alta velocidade em Vila Nova de Gaia foram aprovadas, esta quinta-feira, pela maioria socialista na Câmara de Gaia, com votos contra dos dois vereadores do PSD.

PSD votou contra novo traçado do TGV em Gaia preocupado com alteração ao estudo prévio

O PSD votou contra o novo traçado da linha de alta velocidade em Gaia manifestando preocupações com as alterações ao estudo prévio, mais traçado a céu aberto e custos aos munícipes, disse o vereador Rui Rocha Pereira.

Ação de defesa florestal em Ílhavo, na antiga Colónia Agrícola

O município de Ílhavo iniciou uma intervenção florestal no lugar da Nossa Senhora dos Campos (antiga Colónia Agrícola), numa área de 87 hectares de floresta do Estado, revelou esta quita-feira a autarquia.