PS responsabiliza Câmara de Santa Maria da Feira por derrocada na muralha do castelo

PS responsabiliza Câmara de Santa Maria da Feira por derrocada na muralha do castelo
| Norte
Porto Canal \ Agências

O PS de Santa Maria da Feira culpou esta quarta-feira a Câmara liderada pelo PSD pelo aluimento de parte da muralha do castelo local, considerando “inaceitável” que a empreitada em curso no edifício não tivesse acautelado a tempestade prevista.

A derrocada de parte da muralha do monumento nacional situado no distrito de Aveiro deu-se na madrugada de 29 de outubro, na sequência das chuvas fortes associadas à depressão Celine.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

“É inaceitável e incompreensível que, quando estava prevista uma combinação de circunstâncias climáticas adversas, uma empreitada [de consolidação da muralha] como aquela apresente a mesma configuração de meios que tem na época do verão”, declarou o presidente do PS da Feira, Márcio Correia.

Culpando em concreto o vereador Amadeu Albergaria, que tem a pasta das Obras Municipais, o socialista disse que o relatório de engenharia e arquitetura sobre a ocorrência permite “cogitar sobre a inoperância e a falta de zelo desse responsável enquanto decorriam as obras” no monumento.

“Esta derrocada poderia ter sido evitada, é a conclusão final plasmada no relatório”, realçou Márcio Correia.

O socialista disse que Amadeu Albergaria é “o primeiro e grande culpado da derrocada”, porque “não tomou qualquer medida cautelar que pudesse proteger a obra de reabilitação no castelo”, acrescentando não ter “qualquer dúvida” de que “a queda da muralha não foi uma fatalidade como alguns querem fazer crer”.

Para Márcio Correia, há ainda a agravante do “invulgar silêncio a que se submeteu o vereador” após a ocorrência, o que “coloca em causa o profissionalismo e a ação política de Amadeu Albergaria em todo este processo”.

Atendendo a que a obra de 700.000 euros foi suspensa até que, segundo a autarquia, o empreiteiro apresente um plano “com evidências de que estão reunidas todas as condições de segurança para retomar os trabalhos”, o PS afirmou também que a Câmara deve revelar “quem pagará a reconstrução” da porção de muralha que aluiu.

Contactado pela agência Lusa, Amadeu Albergaria começou por referir que a derrocada já foi abordada numa reunião de Câmara em que o vereador Márcio Correia se fez substituir e em que os outros eleitos do PS “não levantaram nenhuma das questões agora referidas”, com exceção para a dúvida sobre despesas suplementares – ao que “foi de imediato respondido que, no entendimento da Câmara, não haverá custos adicionais para o município”.

Depois, Amadeu Albergaria realçou que as conclusões do relatório são “claras” e enumerou quatro: “O derrube do pano de muralha deveu-se à entrada da água no miolo da sua parede; o sinistro localizou-se numa área perfeitamente vedada, tendo os destroços da muralha ficado circunscritos ao perímetro das obras de consolidação e reabilitação; não está em causa a estabilidade e segurança de qualquer elemento da restante estrutura do castelo e os restantes espaços do edifício estão em condições de normal utilização”.

Face a essas conclusões, o vereador afirmou que a posição do PS só pode ser lida “num quadro de desconhecimento profundo do que é uma empreitada pública ou de um combate partidário que não compete à Câmara Municipal comentar”.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.