Próxima semana será de chuva “forte e persistente”

Próxima semana será de chuva “forte e persistente”
| Norte
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fez, este domingo, uma atualização do tempo previsto para a próxima semana.

Através de uma publicação na rede social Facebook, o IPMA dá conta que entre 30 de outubro a 5 de novembro “irá continuar o regime de precipitação que se tem verificado no continente desde o passado dia 13 de outubro”. “Prevê-se durante a semana precipitação forte e persistente no litoral a norte do rio Vouga, em especial nas regiões montanhosas e a partir do meio da semana”.

Os especialistas preveem ainda que “o vento irá predominar do quadrante oeste, podendo ser forte a partir do meio da semana, período em que também se prevê um aumento da agitação marítima na costa Ocidental, em especial das regiões Norte e Centro”.

De acordo com os especialistas esta situação é justificada pela "passagem sucessiva de ondulações frontais associadas a uma região depressionária que se localizará a oeste ou sobre as ilhas Britânicas durante toda a semana". “Este cenário apresenta uma elevada probabilidade de ocorrência, sendo que existe uma probabilidade entre 30 e 50% que possa persistir até meio da semana seguinte”, acrescentam.

“No final da semana existe ainda a possibilidade que ocorram os primeiros episódios de queda de neve na serra da Estrela”, pode ler-se na publicação.

Relativamente à temperatura, os especialistas do IPMA dão conta que a “temperatura máxima irá variar entre 8 e 22 °C e a temperatura mínima entre 3 e 12 °C, com os valores mais baixos no nordeste Transmontano e os mais elevados no litoral sul”.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.