Proteção Civil regista 246 ocorrências sobretudo na região Norte

Proteção Civil regista 246 ocorrências sobretudo na região Norte
| Norte
Porto Canal/Agências

A Proteção Civil registou, entre as 00h deste domingo e as 16h, um total de 246 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental, sobretudo na região Norte, em particular na Área Metropolitana do Porto.

Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse à agência Lusa que não há registo de vítimas, nem de danos materiais consideráveis, referindo que a generalidade dos distritos de Portugal continental se mantém sob aviso amarelo emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à “precipitação, por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada”.

Das 246 ocorrências registadas, a maioria é relativa a inundações, com 91 situações, seguindo-se quedas de árvores (57), limpeza das vias (54), movimentos de massa (27), e queda de estruturas (17), segundo dados da Proteção Civil.

De acordo com a ANEPC, o Norte foi a região mais afetada, com 126 ocorrências, sobretudo na Área Metropolitana do Porto, existindo também registo de situações na região Centro (56), em Lisboa e Vale do Tejo (44), no Alentejo (14), e no Algarve (6).

Estas 246 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental mobilizaram 867 operacionais e 348 meios terrestres, informou fonte da Proteção Civil.

Antes deste balanço, a Proteção Civil indicou que, entre as 00h deste domingo e as 11h, foram registadas um total de 144 ocorrências associadas ao mau tempo em Portugal continental.

No sábado, a Proteção Civil registou, das 00h  até às 23h um total de 303 ocorrências, sem registo de vítimas nem danos materiais avultados, associadas ao mau tempo em Portugal continental, tendo sido a região Norte a mais afetada.

Na sexta-feira, a Proteção Civil alertou para a possibilidade de inundações e cheias devido ao previsto agravamento da situação meteorológica no fim de semana, com especial incidência no Norte e Centro do continente.

Em declarações aos jornalistas, na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, distrito de Lisboa, o comandante nacional, André Fernandes, revelou que a Proteção Civil decidiu elevar, até ao final de domingo, o estado de prontidão dos meios para o nível laranja em 16 sub-regiões da entidade, com especial incidência no Norte, no Centro e em Lisboa e Vale do Tejo do continente.

Em causa está a depressão Celine, associada a uma superfície frontal fria, que afeta Portugal continental desde a tarde de sábado, com precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada, principalmente no Minho e Douro Litoral, informou o IPMA.

Para a tarde deste domingo, os avisos do IPMA para os distritos de Portugal continental são todos de nível amarelo devido à precipitação, tendo sido também emitidos avisos amarelos por causa da agitação marítima, mas que vigoraram até às 12h.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.