Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?

Mau tempo obriga a mudança de planos para o fim-de-semana?
| Norte
Porto Canal

Depois de dias com períodos de chuva intensa e rajadas de vento fortes que originaram quedas de árvores, estradas alagadas e muito trabalho para os elementos da Proteção Civil em Portugal, o que pode esperar para o fim-de-semana?

O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) aponta que as condições adversas deixem o Norte do país. No domingo “o Norte está mais protegido em relação às regiões Centro e Sul”, afirma a meteorologista Madalena Rodrigues ao Porto Canal.

“Amanhã para a Região Norte prevê-se ainda alguma precipitação, períodos de céu muito nublado, portanto já algumas abertas. Depois, no dia 22 um céu geralmente muito nublado com ocorrências de períodos de chuva ou aguaceiros, especialmente a partir do final da tarde”, aponta a especialista do IPMA ao Porto Canal.

“O dia com mais precipitação é o domingo a partir do final da tarde e até ao início da manhã de segunda-feira”, esclarece a especialista apontando que a chuva deverá diminuir de intensidade “a partir da manhã” da próxima segunda-feira.

Veja a previsão de precipitação em Portugal para este fim-de-semana:

Imagens captadas através da Windy

Em vigor mantém-se o aviso laranja em todo o litoral norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.

De acordo com o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso laranja para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria está em vigor até às 21h00 desta sexta-feira, devido a “ondas de noroeste com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 14 metros de altura máxima”.

O aviso prolonga-se depois no nível amarelo até às 6h00 deste sábado por estarem previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros”.

+ notícias: Norte

Norte foi o mais afetado devido ao mau tempo. Foram registadas mais de 130 ocorrências

Portugal continental registou 198 ocorrências entre as 00h00 e as 08h00 deste sábado, devido ao mau tempo, sobretudo na área metropolitana do Porto, com o número de incidentes a diminuir devido à gradual melhoria do tempo.

Inspeção-Geral da Educação averigua amputação de dedos de aluno em Cinfães

A Inspeção-Geral da Educação abriu um processo para averiguar as circunstâncias em que um aluno da escola de Fonte Coberta, em Cinfães, Viseu, perdeu as pontas de dois dedos, revelou este sábado à Lusa fonte do Ministério da Educação.

Chuvas intensas deixam zonas de Vila do Conde alagadas

As fortes chuvas que se fizeram sentir na madrugada deste sábado deixaram zonas de Modivas, em Vila do Conde, alagadas.