Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever

Águas do Douro e Paiva Investe 200 mil euros na renovação do Caudalímetro da ETA de Lever
| Norte
Porto Canal/Agências

A Águas do Douro e Paiva investiu cerca de 200 mil euros para substituir o maior caudalímetro da Estação de Tratamento de Águas (ETA) de Lever, em Vila Nova de Gaia, para evitar perdas de água, foi anunciado, esta quarta-feira.

Em comunicado que a Lusa teve acesso, aquela entidade refere que o investimento, realizado em março, foi para substituir uma “conduta em aço, de grande diâmetro (DN1800), responsável pela adução de cerca de 28% do volume total fornecido pela empresa, contabilizando, em média, cerca de 80.000 metros cúbicos por dia”.

Segundo a Águas do Douro e Paiva, que gere o Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água à região do Grande Porto, sendo responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público a 22 municípios, aquele caudalímetro está instalado na conduta de saída da ETA de Lever, após o coletor das bombas, e permite comprovar o funcionamento e rendimento dos diversos grupos de bombagem, de 1,8 Megawatt, instalados na Elevatória Final da instalação.

Em 2024, relembra o texto, a Águas do Douro e Paiva registou um índice de Água Não Faturada de apenas 2,5%.

“O controlo de perdas é um desafio constante para as entidades gestoras de água e sustentabilidade do setor, pelo que este investimento comprova o nosso compromisso com a eficiência hídrica e em mantermos os nossos índices de perdas tão baixos quanto possível”, refere, citado no texto, o presidente do Conselho de Administração da Águas do Douro e Paiva, António Borges.

O investimento anunciado incluiu a remoção do pavimento, trabalhos preparatórios para a retirada dos equipamentos, descarga da água da conduta, retirada dos acessórios antigos e instalação dos novos, enchimento, limpeza e ensaios de pressão à conduta e a reposição da infraestrutura em serviço e das condições iniciais e pavimentação.

+ notícias: Norte

Incêndios. Autarca de Terras de Bouro pede regresso de helicóptero a Braga

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, pediu este sábado o regresso de um helicóptero ligeiro de combate a incêndios a Braga, retirado há um ano, lembrando a "perigosidade máxima" do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.