Derrocada no castelo de Santa Maria da Feira compromete meses de trabalho de reabilitação

Derrocada no castelo de Santa Maria da Feira compromete meses de trabalho de reabilitação
| Norte
Henrique Ferreira

O mau tempo provocou, na madrugada deste domingo, uma derrocada no castelo de Santa Maria da Feira. A muralha que aluiu estava a ser alvo de uma consolidação estrutural, que fica agora comprometida. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em declarações ao Porto Canal, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira explica que o cenário mais provável terá sido a infiltração de águas na obra.

"A chuva e a infiltração de águas colocaram uma grande pressão sobre a muralha e ela acabou por ruir", afirma o autarca. 

Porto Canal

Castelo de Santa Maria da Feira estava a ser alvo de obras de reabilitação

Segundo Emídio Sousa, a obra de intervenção "estava já na fase final", faltando apenas "a drenagem das águas fluviais e a impermebialização do piso". 

"Caiu e, por isso, teremos de repor novamente", lamenta o presidente do município. 

O prazo para a empreitada das obras de consolidação da muralha terminavam no mês de outubro, mas segundo Emídio Sousa, "poderiam ser precisas mais duas ou três semanas para fazer acabamentos".

No local do acidente estiveram equipas da Proteção Civil municipal. A acompanhar o autarca estão também o engenheiro projetista e o empreiteiro, para avaliar os estragos. 

Da derrocada não resultaram feridos, uma vez que o castelo estava encerrado desde as 17h30 deste sábado. 

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.