Ainda não é este verão que a Viagem Medieval regressa ao Castelo de Santa Maria da Feira

| Norte
Porto Canal

A primeira fase das obras do Castelo de Santa Maria da Feira só deverá estar concluída em novembro, fazendo com que, à semelhança do que aconteceu no verão passado, a Viagem Medieval não se realize neste espaço.

Anomalias decorrentes da humidade e irregularidades nas fundações foram os principais motivos para serem realizadas obras no castelo, que começaram em agosto de 2022. A empreitada envolve o desmonte e reconstrução de planos de muralhas assim como drenagens e impermeabilizações diversas.

Com o fim da primeira fase das obras apontado para novembro, a Viagem Medieval, que atrai milhares de visitantes todos os anos, não se vai realizar no castelo. No entanto, assim como aconteceu no início das obras, o presidente da câmara, Emídio Sousa, garantiu que esta festividade vai conseguir adaptar-se às circunstâncias.

Foram encontrados alguns vestígios arqueológicos como residências habitacionais que estariam protegidas pelas muralhas. A segunda fase ainda está a ser estudada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira. O município pretende que mais áreas do castelo possam ser visitadas pelo público, aumentando a atratividade do património.

Este monumento é atualmente um dos exemplos mais completos de arquitetura militar medieval, apresentando uma grande diversidade de recursos defensivos utilizados entre os séculos XI e XVI.

O castelo teve um papel crucial na Batalha de São Mamede, em 1128, quando o alcaide Pêro Gonçalves de Marnel auxiliou D. Afonso Henriques a derrotar a sua própria mãe, D. Teresa, que se tentava apoderar do Condado Portucalense. O Castelo de Santa Maria da Feira foi considerado Monumento Nacional em 1910.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.