Serralves inaugura 'Ala Álvaro Siza'

Serralves inaugura 'Ala Álvaro Siza'
Foto: Ana Torres | Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

A Fundação de Serralves vai inaugurar esta quinta-feira o Edifício Poente do Museu de Arte Contemporânea, no Porto, que vai aumentar em mais de 40% a área expositiva da instituição, dois anos depois da abertura do concurso público.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Em declarações aos jornalistas, na terça-feira, na apresentação da chamada Ala Álvaro Siza, a presidente da Fundação de Serralves, Ana Pinho, salientou que o novo edifício é um marco na história da instituição, que vai permitir um aumento de 44% na área de exposição do museu, tendo representado um investimento de 10 milhões de euros, financiado em cerca de quatro milhões por fundos comunitários.

Segundo Ana Pinho, a nova ala dá resposta a duas necessidades da fundação: “O edifício tem três pisos, dois dedicados a exposições, um à coleção de arte contemporânea de Serralves, que estará assim exposta em permanência de forma dinâmica, e um dedicado à área Arquitetura, que é também um eixo fundamental da Fundação de Serralves”

O edifício só vai receber exposições em 2024, abrindo com uma dedicada a peças da coleção permanente da Fundação de Serralves, e outra relativa à arquitetura de Álvaro Siza.

Já para Álvaro Siza, em declarações aos jornalistas na terça-feira, este foi um projeto que “correu muito bem” graças a “uma coisa rara, a continuidade de relacionamento entre um arquiteto e um dono de obra", algo que "nem mesmo com os Papas acontecia”.

O arquiteto, que em colaboração com a Fundação de Serralves projetou em 1999 o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, em 2019 a Casa do Cinema Manoel de Oliveira e, em 2021, a construção da Casa dos Jardineiros e a recuperação da Casa de Serralves, reconheceu algumas dificuldades, mas que acabaram por se revelar uma ajuda, ao longo do processo.

“Os condicionamentos principais [foram] a localização numa área do Parque [de Serralves] classificada com espécies vegetais protegidas, acesso a partir da atual recepção […] e o acesso alternativo a partir do jardim”, enumerou.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto

A PSP deteve nas instalações da AIMA do Porto um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira aquela força de segurança.