Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto

Homem procurado internacionalmente foi detido enquanto esperava para ser atendido na AIMA do Porto
| Porto
Porto Canal/ Agências

A PSP deteve nas instalações da AIMA do Porto um homem de 33 anos procurado internacionalmente pelas autoridades espanholas para cumprir uma pena de prisão por tráfico de droga, anunciou esta sexta-feira aquela força de segurança.

Em comunicado, a PSP refere que o homem foi detido na quinta-feira, por elementos do Núcleo de Estrangeiros e Controlo de Fronteiras, dando cumprimento a um mandado europeu para detenção e extradição, emitido por Espanha, para cumprir pena por tráfico de droga.

A PSP esclarece que o estrangeiro, em 2023, “havia efetuado um pedido de Manifestação de Interesse para obtenção de autorização de residência em Portugal, utilizando de uma forma fraudulenta dados de identificação, um contrato de trabalho e contribuições, situação detetada e sinalizada pela AIMA [Agência para a Integração Migrações e Asilo]”.

O homem, de nacionalidade marroquina, foi detido pelas 14:30, na Rua Calouste Gulbenkian.

Os polícias foram acionados para as instalações da AIMA, no centro de atendimento especial do Porto, “por ali se encontrar um cidadão sob o qual pendia um mandado de detenção europeu”.

“Ali chegados, foi possível apurar que sob o homem pendia um pedido de extradição emitido por Espanha para ali cumprir uma pena de prisão efetiva de seis anos pelo crime de tráfico de droga”, refere a PSP.

O detido recolheu aos quartos de detenção da PSP e será presente hoje às autoridades judiciárias.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, advertiu por carta o vice-presidente que, caso avance com uma candidatura às autárquicas, terá de criar um novo movimento de cidadãos, advertência que mereceu a concordância de Filipe Araújo.