PSD exige a Carneiro “medidas de caráter urgente” contra aumento da criminalidade no Porto

PSD exige a Carneiro “medidas de caráter urgente” contra aumento da criminalidade no Porto
| Porto
Porto Canal

A Assembleia Municipal do Porto reúne na noite desta segunda-feira com a segurança como tema único na agenda. O PSD prepara uma moção em que exige ao governo “medidas de caráter urgente” contra o aumento da criminalidade na cidade do Porto.

No texto da proposta, a que o Porto Canal teve acesso, o PSD menciona os três fatores que considera terem tido impacto nas mutações que a cidade tem sofrido ao longo dos últimos 15 anos: o “aumento exponencial do número de pessoas que visita e fazem movimentos pendulares na cidade; o aumento e expansão/dispersão territorial do tráfico e consumo de droga; a descentralização da atividade noturna, deslocando-se da Zona Industrial para diversos pontos da cidade.”

Perante este cenário, entende o partido que fez um acordo de governação para repor a maioria perdida pelos Independentes nas últimas eleições autárquicas de 2021, que a autarquia portuense “tem acautelado as suas responsabilidades, aumentando e dotando de meios a Polícia Municipal.” Já o governo, pode ler-se no texto da proposta, “tem falhado descaradamente e consecutivamente na suas funções.”

O PSD aponta o dedo ao ministério liderado por José Luís Carneiro, que insta a tomar “medidas de caráter urgente” face ao problema do aumento da criminalidade na cidade do Porto, e pede que seja assegurados “mais efeitos e mais recursos para a PSP.”

Face a uma “situação de possível rutura do serviço policial”, o partido representado na câmara por Vladimiro Feliz e Alberto Machado pede “reformas estruturas e de longo prazo.”

Também o grupo municipal de Rui Moreira, que agendou potestativamente a sessão da Assembleia Municipal da noite desta segunda-feira, prepara a apresentação de uma moção.

+ notícias: Porto

Funeral de Pinto da Costa realiza-se na segunda-feira pelas 11h00 na Igreja das Antas

O funeral de Jorge Nuno Pinto da Costa, antigo presidente do FC Porto que morreu este sábado aos 87 anos, vai realizar-se na segunda-feira, pelas 11h00, disse à Lusa fonte próxima do antigo dirigente.

Câmara do Porto decreta luto municipal para segunda-feira

A Câmara Municipal do Porto decretou, por despacho oficial, segunda-feira como dia de luto municipal pela morte de Jorge Nuno Pinto da Costa. O anúncio foi feito nas redes sociais da autarquia.

Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, advertiu por carta o vice-presidente que, caso avance com uma candidatura às autárquicas, terá de criar um novo movimento de cidadãos, advertência que mereceu a concordância de Filipe Araújo.