FC Porto e FC Barcelona. A mesma luta

FC Porto e FC Barcelona. A mesma luta
| Desporto
Maria Leonor Coelho e M. T. Pérez

De bases bem estabelecidas nas respetivas regiões - o Norte de Portugal e a Catalunha – Dragões e Culés apresentam-se há décadas como forças de combate ao poder neutralizador de Lisboa e de Madrid.

No século XX, Portugal e Espanha enfrentaram regimes ditatoriais que vieram dar força ao poder central, prejudicando os clubes das segundas cidades ibéricas.

Em Portugal, durante o Estado Novo, o FC Porto enfrentou obstáculos inultrapassáveis que perturbaram o normal funcionamento da instituição, já que a ditadura teimava em concentrar todos os poderes na capital e impedia o crescimento dos clubes ditos periféricos.

Esta desigualdade de tratamento fez com que os azuis e brancos enfrentassem um período de grandes dificuldades que, durante décadas, os impediu de lutarem olhos nos olhos com os clubes de Lisboa.

Dentro das quatro linhas, episódios negros como a arbitragem de Inocêncio Calabote na velha Luz mancham a história do futebol luso. Fora delas, convém não esquecer a irradiação do presidente Cesário Bonito (por se ter insurgido contra as entidades federativas) nem as dispensas de atletas do Benfica e do Sporting enquanto Lemos e Seninho, entre tantos outros, foram obrigados a cumprir o serviço militar nas colónias ultramarinas.

Do outro lado da fronteira a ditadura era outra, mas o cenário semelhante, e o FC Barcelona também teve de enfrentar inúmeras restrições danosas para a identidade do clube. O regime franquista proibiu o uso de todos os símbolos catalães, como a língua ou a bandeira, e obrigou o Barça a suprimir tais elementos do emblema e do hino.

Além disso, os blaugranas sofreram fortes pressões políticas do governo centralista, viram-se forçados a tomar decisões que se alinharam com os interesses estatais e que colocaram em causa a autonomia do clube.

Durante o franquismo, o Governo controlava as transferências de jogadores e restringia a aquisição de grandes talentos estrangeiros por parte do Barça. Em sentido inverso, o Real Madrid nunca teve de lidar com esse tipo de impeditivos.

Ainda assim, FC Porto e FC Barcelona mantiveram-se fortes na luta anti-centralista e fiéis às identidades regionais, tentando combater as vontades do regime e alcançado o sucesso em democracia.

Porto CanalLionel Messi, sete vezes Bola de Ouro, estreou-se pelo FC Barcelona na inauguração do Estádio do Dragão, em 2003

Dos 40 campeonatos disputados antes do 25 de abril, os clubes de Lisboa conquistaram 35. Em 49 anos de liberdade, o FC Porto venceu mais de metade dos títulos do principal escalão.

Além das 25 Ligas ganhas em democracia, os azuis e brancos somam 16 Taças de Portugal, 23 Supertaças, uma Taça da Liga, uma Taça dos Campeões Europeus e uma Liga dos Campeões, uma Taça UEFA e outra Liga Europa, uma Supertaça Europeia e ainda duas Taças Intercontinentais.

À exceção da do SC Braga, que ergueu uma Intertoto, nenhuma outra massa adepta portuguesa teve o privilégio de festejar competições internacionais pós-revolução de abril.

O cenário é parecido em Espanha: durante o franquismo os clubes de Madrid venceram 21 campeonatos contra oito dos catalães, porém, desde a morte do ditador em 1975, o FC Barcelona já conquistou 18 campeonatos, três Mundiais de Clubes, cinco Ligas dos Campeões, quatro Taças das Taças, cinco Supertaças Europeias, 14 Taças do Rei, 14 Supertaças de Espanha e duas Taças da Liga.

Porto Canal

Reinaldo García, lenda do hóquei mundial, homenageado pela antiga equipa enquanto capitão portista

+ notícias: Desporto

Ricardo Ares: "Vamos dar tudo o que temos"

Ricardo Ares projetou a final 4 da Taça de Portugal, que se disputa este fim de semana em Barcelos e arranca com um FC Porto-Oliveirense (sábado, 12h00).

Eleições FC Porto. Tudo sobre o ato eleitoral deste sábado

As eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.

Eleições FC Porto. Sócios já votam no Estádio do Dragão

Já estão abertas as urnas das eleições para os órgãos sociais do FC Porto, relativas ao quadriénio 2024-28, que têm lugar este sábado no Estádio do Dragão.