Deputado do Chega não quer Pepe a capitão da seleção nacional
Porto Canal
O deputado do Chega, Pedro Pinto, respondeu a uma publicação de Pepe na rede social X (antigo Twitter) questionando a capacidade de o jogador do FC Porto ser capitão da seleção nacional. “Como é que um tipo como tu pode envergar uma braçadeira de capitão de Portugal? Vergonha!”, podia ler-se já que a publicação, feita à 1h24 deste sábado, foi, entretanto, apagada.
O capitão do FC Porto e também um dos capitães da seleção portuguesa publicou uma fotografia de circos e palhaços às 23h18 desta sexta-feira, após o jogo com o Benfica no estádio da Luz.
— Pepe (@officialpepe) September 29, 2023
O Porto Canal contactou o deputado Pedro Pinto, estando a aguardar a resposta.
Em reação à publicação do também líder parlamentar do partido Chega, o diretor de comunicação do Futebol Clube do Porto, Francisco J. Marques afirma: “Não passarão”, defendendo que o ideário defendido pelo deputado à Assembleia da República não tem lugar na democracia portuguesa.
“Quando és racista e fazes um tweet todo contente a mostrar ao mundo como és desqualificado e depois apagas porque te lembras que além de racista és cobarde. E é gente desta representante do povo no parlamento. Chama-se Pedro Pinto e é deputado pelo Chega. Não passarão”, pode ler-se.
Quando és racista e fazes um tweet todo contente a mostrar ao mundo como és desqualificado e depois apagas porque te lembras que além de racista és cobarde. E é gente desta representante do povo no parlamento. Chama-se Pedro Pinto e é deputado pelo Chega. Não passarão. pic.twitter.com/OfE4Utp908
— Francisco J. Marques (@FranciscoMarkes) September 30, 2023
Pepe, jogador do FC Porto e da seleção portuguesa, nasceu no Brasil, em Maceió, capital do estado de Alagoas. Chegado ao futebol português e depois de épocas ao serviço do Marítimo e FC Porto, naturalizou-se português em 2007, tendo-se estreado por Portugal em novembro desse mesmo ano no Estádio do Dragão. Essa partida acabaria por garantir à seleção lusa o apuramento para o Europeu 2008.
Desde então tornou-se um dos atletas com mais mais jogos com a camisola das 'quinas', num total de 134 internacionalizações e 11033 minutos disputados. É dele o primeiro golo português no Euro 2008, numa partida frente à Turquia, tendo apontado novamente o primeiro golo de Portugal no Euro 2012, na Dinamarca. Em 2016 é reconhecido pela imprensa nacional e internacional como um elemento determinante para a conquista da competição, tendo mesmo sido eleito o melhor jogador da final disputada com a França. O próprio Cristiano Ronaldo afirmou na altura que "Pepe foi o melhor jogador do Euro, não Griezmann".
Pedro Pinto é deputado do Chega à Assembleia da República, eleito pelo círculo de Faro.