Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja”, afirma Rui Moreira

Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja”, afirma Rui Moreira
| Mundo
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto destacou que “D. Américo Aguiar é um pouco da igreja deste Papa”, em declarações aos jornalistas no Vaticano, após a elevação de Américo Aguiar a cardeal.

Rui Moreira destacava que o Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja e isso percebe-se muito bem até nesta relação que eles têm afetuosa”.

Américo Aguiar é o segundo cardeal mais jovem no Colégio Cardinalício, organismo de aconselhamento ao Papa.

“É um reconhecimento para uma pessoa que é muito jovem. Percebemos que há outros cardeais que estão ali que já estão, enfim, a meio da carreira”, diz Moreira.

O presidente da Câmara do Porto lembrou ainda o trabalho de Américo Aguiar quer na cidade do Porto, quer na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. “Quando trabalhamos as questões da Torre dos Clérigos, que hoje é um sucesso e na altura não era, aquilo que ele fez nas Jornadas, o entusiasmo dele”, frisou.

Quanto à nomeação para Setúbal, o presidente da Câmara do Porto diz que “é uma boa ideia”. Para justificar, Moreira lembrou o papel de D. Manuel Martins. “Quando nós recordamos qual foi o bispo de Setúbal que mais fez pelas pessoas, que inicialmente foi mal recebido e saiu em braços foi D. Manuel Martins, que também era um homem do Porto, com esta ligação que o D. Américo tem e umbilical às pessoas. Com aquela simpatia, aquele carinho, aquela forma de estar”, afirmou o edil.

Rui Moreira destacou ainda que com o papel que teve na organização da JMJ, além do cargo como bispo auxiliar de Lisboa. “Teve muito contacto com a imigração, com as pessoas que vêm viver connosco e esse é um fenómeno crescente e vai ser um fenómeno crescente também na Península de Setúbal, onde essa questão merece particular atenção”, frisou.

O novo bispo de Setúbal, Américo Aguiar, foi investido cardeal pelo Papa Francisco, no consistório, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, tornando-se no 47.º cardeal português da História.

Veja as declarações de Rui Moreira no Vaticano:

+ notícias: Mundo

Morreu o presidente do Irão após helicóptero onde seguia se ter despenhado

Vários meios de comunicação estatais iranianos anunciaram esta segunda-feira a morte do Presidente Ebrahim Raïssi e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, numa queda de um helicóptero no noroeste do Irão.

Luís Montenegro expressa condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente Ebrahim Raisi 

O primeiro-ministo português, Luís Montenegro, expressou esta segunda-feira as suas condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do chefe da diplomacia daquele país, Hossein Amir-Abdolahian, num acidente de helicóptero.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.