Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja”, afirma Rui Moreira
Porto Canal
O presidente da Câmara do Porto destacou que “D. Américo Aguiar é um pouco da igreja deste Papa”, em declarações aos jornalistas no Vaticano, após a elevação de Américo Aguiar a cardeal.
Rui Moreira destacava que o Papa Francisco “vê no D. Américo aquilo que ele gostaria de ver na igreja e isso percebe-se muito bem até nesta relação que eles têm afetuosa”.
Américo Aguiar é o segundo cardeal mais jovem no Colégio Cardinalício, organismo de aconselhamento ao Papa.
“É um reconhecimento para uma pessoa que é muito jovem. Percebemos que há outros cardeais que estão ali que já estão, enfim, a meio da carreira”, diz Moreira.
O presidente da Câmara do Porto lembrou ainda o trabalho de Américo Aguiar quer na cidade do Porto, quer na organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa. “Quando trabalhamos as questões da Torre dos Clérigos, que hoje é um sucesso e na altura não era, aquilo que ele fez nas Jornadas, o entusiasmo dele”, frisou.
Quanto à nomeação para Setúbal, o presidente da Câmara do Porto diz que “é uma boa ideia”. Para justificar, Moreira lembrou o papel de D. Manuel Martins. “Quando nós recordamos qual foi o bispo de Setúbal que mais fez pelas pessoas, que inicialmente foi mal recebido e saiu em braços foi D. Manuel Martins, que também era um homem do Porto, com esta ligação que o D. Américo tem e umbilical às pessoas. Com aquela simpatia, aquele carinho, aquela forma de estar”, afirmou o edil.
Rui Moreira destacou ainda que com o papel que teve na organização da JMJ, além do cargo como bispo auxiliar de Lisboa. “Teve muito contacto com a imigração, com as pessoas que vêm viver connosco e esse é um fenómeno crescente e vai ser um fenómeno crescente também na Península de Setúbal, onde essa questão merece particular atenção”, frisou.
O novo bispo de Setúbal, Américo Aguiar, foi investido cardeal pelo Papa Francisco, no consistório, na Praça de São Pedro, na Cidade do Vaticano, tornando-se no 47.º cardeal português da História.
Veja as declarações de Rui Moreira no Vaticano: