Costa deseja “maiores felicidades” a Américo Aguiar, o mais recente cardeal português

Costa deseja “maiores felicidades” a Américo Aguiar, o mais recente cardeal português
| País
Porto Canal / Agências

O primeiro-ministro, António Costa, desejou as “maiores felicidades” ao bispo Américo Aguiar, que se torna este sábado no 47.º cardeal português, considerando que é um “sinal do reconhecimento do seu mérito e trabalho”.

“No dia em que recebe do Papa Francisco as insígnias de Cardeal, desejo as maiores felicidades a D. Américo Aguiar. É um sinal do reconhecimento do seu mérito e trabalho”, lê-se numa mensagem na conta oficial do chefe do executivo português na rede social X (antigo Twitter).

Costa acrescenta que Américo Aguiar “vai para uma Diocese muito importante e exigente, Setúbal, onde seguramente também fará um excelente trabalho”.

O bispo Américo Aguiar torna-se no 47.º cardeal português, no consistório ordinário público, o nono do Papa Francisco.

Américo Aguiar, novo bispo de Setúbal, tem 49 anos.

Ordenado sacerdote em 2001, sendo integrado na Diocese do Porto, nesta desempenhou vários cargos, como pároco e vigário-geral. Foi também diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Conferência Episcopal Portuguesa e presidente da Irmandade dos Clérigos, antes de ingressar na Diocese de Lisboa, onde foi bispo auxiliar.

Além de Américo Aguiar, são criados mais 17 cardeais eleitores.

+ notícias: País

Mais de 19.000 mortes em excesso em Portugal nos primeiros dois anos da pandemia da Covid-19

A covid-19 provocou nos primeiros dois anos da pandemia mais 19.119 mortes do que era esperado para o mesmo período e o excesso de mortalidade afetou sobretudo os mais velhos e doentes crónicos, segundo o Instituto Ricardo Jorge.

Greve na CP suprimiu mais de 60 % dos comboios previstos até às 10h00

A greve dos maquinistas da CP - Comboios de Portugal levou esta sexta-feira à supressão de 274 comboios dos 412 programados (66,5%) entre as 00h00 e as 10h00, segundo dados enviados pela empresa à agência Lusa.

Fisco alerta que estão a circular emails e SMS falsos sobre pagamento de dívidas

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou esta quinta-feira para o envio de emails e SMS fraudulentos em seu nome sobre falsos pagamentos de alegadas dívidas fiscais, os quais devem ser ignorados e eliminados.