“130 anos de um amor incondicional”. Família portista congratula FC Porto em dia de aniversário
Porto Canal
Em dia de aniversário do FC Porto, assinalado esta quinta-feira, dia 28 de setembro, a família azul e branca recorreu às redes sociais para congratular o clube.
O vice-presidente do FC Porto, Vítor Baía, assinalou o dia com uma publicação na rede social Instagram. “130 anos de um amor incondicional”, escreveu Vítor Baía.
Ver essa foto no Instagram
O técnico dos “azuis e brancos”, Sérgio Conceição, republicou, através das histórias do Instagram, a publicação com que o FC Porto assinalou o dia.
Também o guarda-redes dos "Dragões", Diogo Costa, recorreu às redes sociais para dar os “parabéns ao FC Porto”.
Apesar de estar longe, Otávio, ex-jogador do FC Porto, não deixou passar o dia em branco. O atual jogador do Al Nassr felicitou o FC Porto através da rede social Instagram.
“Parabéns FC Porto pelos 130 anos, um orgulho ter feito parte dessa história”, escreveu o ex-jogador do FC Porto.
A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciava: "Fundou-se no Porto um club denominado Football Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquella especialidade".
A iniciativa partira de António Nicolau d’Almeida, jovem comerciante de vinho do Porto - símbolo maior da cidade desde o século XVII -, e envolvera a fina flor da burguesia portuense. De então para cá, o Futebol Clube do Porto tornou-se um “embaixador da cidade e da região”, diz a Câmara do Porto.
Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, deu início às celebrações do 130.º aniversário do clube na manhã desta quinta-feira. O dia começou junto dos bustos de Rui Filipe, Pavão e José Maria Pedroto, no interior do Estádio do Dragão, numa homenagem que se estendeu aos sócios, jogadores, treinadores e dirigentes portistas já falecidos.
Nos momentos que se seguiram, a figura máxima do clube fez-se acompanhar pela restante direção, pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, Lourenço Pinto, e pelo presidente do Conselho Fiscal, Jorge Guimarães, na cerimónia do hastear da bandeira que teve lugar na porta 1 do anfiteatro azul e branco inaugurado em 2003.