Cobrança de portagens e extensão mal planeada não "atrai" trânsito para a CREP, considera Moreira

| Porto
Henrique Ferreira e Ana Francisca Gomes

Para o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o desenho estratégico da Circular Regional Exterior do Porto (CREP), também conhecida por A41, foi “mal planeado” e a cobrança de portagens faz com que esta autoestrada não alivie o trânsito da VCI.

“Porque é que eu hei de ir por lá [CREP] se tenho que fazer mais quilómetros e ainda tenho que pagar portagem?”, questionou o autarca em entrevista exclusiva ao Porto Canal.

A construção da Circular Regional Exterior do Porto (CREP) estabelece uma ligação direta, por autoestrado, entre o nó de Espinho da A29, a sul do Douro, com o nó de Perafita da A28, em Matosinhos, e está concessionada em regime de SCUT. Esta estrada foi pensada para absorver muito do trânsito de passagem em direção ao Norte e a Este, sem que precisasse entrar na Via de Cintura Interna (VCI).

Inaugurada há já 12 anos, a verdade é que a CREP é pouco utilizada, em contraste com o trânsito cada vez mais intenso da VCI.

Para Rui Moreira, é por a CREP ser “demasiado excêntrica” que não consegue gerar trânsito. “Como ela implica muitos quilómetros, ela acaba por ligar pontos muito distantes, tem pouca capilaridade e não é, de facto, muito atraente”.

O autarca nega que esta falta de atratividade desta alternativa à VCI esteja relacionada com falta de entendimento entre municípios, e justifica com o desenho estratégico da estrada, que diz ter sido “mal planeado”, e ainda com a cobrança de portagens.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).