"Já se limam as últimas arestas em Santo Ovídio". As últimas imagens da Linha Amarela da Metro do Porto
Porto Canal
A empresa Metro do Porto divulgou esta sexta-feira novas imagens que dão conta do adiantar da fase de trabalhos na linha amarela. "Já se limam as últimas arestas em Santo Ovídio, com o imponente viaduto erguido a preparar-se para conduzir o Metro dali até Manuel Leão", pode ser lido no tweet partilhado pela entidade.
👷 Já se limam as últimas arestas em Santo Ovídio, com o imponente viaduto erguido a preparar-se para conduzir o Metro dali até Manuel Leão.#metrodoporto #linhaamarela pic.twitter.com/L7xyyZVc1S
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) September 22, 2023
Em junho de 2023, em declarações ao Porto Canal, o presidente da Metro do Porto afirmava esperar que a abertura da linha amarela acontecesse entre finais de março e início de abril de 2024.
Na primeira visita às conclusões da obra do viaduto em Santo Ovídio, Tiago Braga disse ainda esperar 5 milhões de novas validações no sistema, com o incremento desta ligação. O viaduto estava praticamente concluído, com as lajes de betão colocadas em toda a extensão de obra.
"Estamos numa frase de transição entre a atividade de construção civil pura e dura para uma atividade relacionada com aspetos mais técnicos do metro", explicou Tiago Braga, ao Porto Canal.
Os três meses anteriores à reabertura serão, segundo a Metro do Porto, de pré operação de todo o sistema. "No início do ano de 2024 queremos começar com os ensaios de via, de sistemas de segurança e apoio ao cliente, assim como verificar todos os sistemas ligados à tração dos veículos e à condução", contou o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto.