Porto vai ser vigiado por mais 117 câmaras. Pasteleira é uma das zonas abrangidas

Porto vai ser vigiado por mais 117 câmaras. Pasteleira é uma das zonas abrangidas
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Porto Canal

Segundo avança, esta quarta-feira, o Jornal de Notícias existem sete propostas para instalar mais 117 câmaras de videovigilância na cidade do Porto. Estima-se que estas estejam em funcionamento no final de 2024, tendo em conta o tempo de análise de cada equipamento.

Assim sendo, vão juntar-se às 79 já existentes, situadas entre o Marquês e a Ribeira do Porto.

A instalação da segunda etapa será “mais complexa”, afirma o Comandante da Polícia Municipal do Porto, António Leitão, citado pelo JN.

Isto deve-se ao facto de algumas áreas, onde se prevê a instalação, não terem uma infraestrutura pronta, logo a colocação deve demorar mais tempo, escreve o mesmo jornal.

Conforme um estudo realizado pela PSP, que reconheceu algumas áreas da cidade que podem vir a ter este equipamento, a rede de videovigilância vai aumentar para a Pasteleira, Universidade Católica Portuguesa, de Serralves até à Avenida Marechal Gomes da Costa, ao polo da Asprela e Campanhã, perto do Terminal Intermodal e da estação de comboios.

O alargamento corresponde a um investimento municipal na ordem dos 2.4 milhões de euros, abrangendo compra, colocação, manutenção e melhoramento dos materiais, noticia a mesma fonte.

Todavia, António Leitão da Silva lembra ao JN que “a videovigilância não substitui polícias”. “É um instrumento de apoio”, salienta o Comandante.

‘O véu’ para uma terceira fase de implementação já foi lançado pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

Acerca do assunto, António Leitão ressalva que “neste momento estão cobertas as zonas que precisam mais”. Mas, o Comandante, confessa ao JN que essa possibilidade pode estar em cima da mesa caso “no futuro existirem outras áreas que precisem de videovigilância numa perspetiva de segurança de pessoas e bens na prevenção criminal ou na repressão de alguns ilícitos”.

+ notícias: Porto

Túneis da Ribeira e das Antas condicionados ao trânsito

Os túneis da Ribeira e das Antas I e II vão estar condicionados ao trânsito durante alguns dias desta semana para a realização de trabalhos de manutenção, foi anunciado esta terça-feira.

Teatro Constantino Nery em Matosinhos classificado como Monumento de Interesse Municipal

O Teatro Constantino Nery, em Matosinhos, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal e as Sete Casas de Brito Capelo como Conjunto de Interesse Municipal, segundo publicações em Diário da República (DR).

Presença de Seguro no Porto mostra que presidente vê país "como um todo"

O presidente da Câmara do Porto considerou esta terça-feira que a presença do Presidente da República na cidade na tomada de posse demonstra que olha para o país "como um todo", antecipando que Seguro represente uma "calma inconformada" no país.