Relatório da Linha Rubi do Metro do Porto conta com 22 participações

Relatório da Linha Rubi do Metro do Porto conta com 22 participações
| Porto
Porto Canal/Agências

O Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução da Linha Rubi do Metro do Porto, que ligará Santo Ovídio, em Gaia, à Casa da Música, no Porto, contava esta sexta-feira pelas 20h com 22 participações.

De acordo com o portal participa.pt, o relatório, cuja consulta pública termina esta sexta-feira pelas 23h59, contava com 22 participações às 20h.

Consultado pela Lusa, o Relatório de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE) confirma a demolição de seis habitações dentro da Zona Especial de Proteção (ZEP) da Escola Primária do Cedro, em Vila Nova de Gaia.

Projetada pelo arquiteto Fernando Távora e construída entre 1958 e 1960, a Escola Primária do Cedro foi considerada, em 2013, monumento de interesse público por representar "um dos contributos pioneiros para o desenvolvimento da arquitetura contemporânea em Portugal".

A constituição da ZEP teve "em consideração a implantação da Escola Primária do Cedro e a sua envolvente urbanística, e a sua fixação visa salvaguardar a coerência arquitetónica deste enquadramento e a correta leitura visual do imóvel", de acordo com a portaria.

As demolições previstas resultam do facto de a Metro do Porto, após apresentar duas opções no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha Rubi (outubro de 2022), projetar a inserção do túnel do metro em Santo Ovídio, através da chamada solução base.

No resumo do RECAPE, a Metro do Porto assinala que optou pela solução base "com a possibilidade de reconstrução de algumas vivendas no alinhamento do túnel à chegada a Santo Ovídio", mas posteriormente "encetou conversações com os proprietários das habitações tendo os mesmos manifestado a sua preferência na transmissão da referida habitação à Metro do Porto ao invés de optar pelo realojamento e posterior reconstrução".

"Nesse sentido foram celebrados diversos contratos promessas com os proprietários das habitações", pode ler-se no documento.

O relatório indica também que a capacidade projetada para parques de estacionamento de automóveis quase duplicará face ao inicialmente previsto, com a instalação de 446 lugares na estação do Campo Alegre, no Porto, a pedido da Câmara Municipal, e de cerca de 30 lugares nas Devesas, em Vila Nova de Gaia.

O projeto da Linha Rubi vai também duplicar os arranjos adjacentes aos pilares da nova ponte sobre o rio Douro, que se chamará Dona Antónia Ferreira, a 'Feirreinha'.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida e, no Porto, Campo Alegre e Casa da Música.

O investimento total na obra é de 435 milhões de euros e as obras devem arrancar ainda este ano.

+ notícias: Porto

Plataforma elevatória já retira destroços no edifício que ardeu no centro do Porto

Os destroços provenientes do incêndio que destruiu uma pensão no centro do Porto já foram todos removidos da via pública, informou fonte da autarquia. No local, as equipas preparam-se para arrancar com os trabalhos de retirada dos destroços.

Federação Académica do Porto quer criar Estatuto de Estudante do Ensino Superior

A Federação Académica do Porto (FAP) anunciou esta quinta-feira a criação de um Estatuto do Estudante do Ensino Superior com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades no acesso e frequência àquele ensino bem como estabelecer os direitos e deveres dos alunos.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.