IPO do Porto realiza primeira cirurgia auxiliada por robô

Porto Canal
O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) realizou, no final do mês de março, a primeira operação de remoção da próstata (prostectomia radical), num doente oncológico, com o auxílio de um robô cirúrgico. Esta intervenção fez com que este instituto de oncologia inaugurasse o programa de cirurgia robótica.
Ver essa foto no Instagram
Com o auxílio do robô cirúrgico,adquirido no âmbito do plano de recuperação e resiliência, foi possível oferecer uma cirurgia “com maior precisão, melhor visualização com uma maior ampliação”, uma redução dos riscos de complicações e “obter uma recuperação mais rápida para o doente”, segundo informações apresentadas pelo IPO do Porto.
Júlio Oliveira, presidente do Instituto de Oncologia do Porto, refere que a intervenção foi executada pelo cirurgião Rui Freitas, especialista em Urologia, que contou com “o apoio de uma equipa multidisciplinar e com o proctor Kris Maes, médico urologista pioneiro no Tensionfree Vaginal Tape”.
Para o presidente do IPO do Porto, a missão do instituto passa por “garantir a disponibilização de tecnologias inovadoras, bem como cuidados de saúde de excelência que permitam dar continuidade à abordagem multidisciplinar e centrada no doente”.
Atualmente, o programa de cirurgia robótica, prevê a integração de outras especialidades, como é o caso de ginecologia, de cirurgia torácica, geral e oncológica (reto, rim, estômago e próstata).