IPO do Porto realiza primeira cirurgia auxiliada por robô

IPO do Porto realiza primeira cirurgia auxiliada por robô
Foto: IPO Porto
| Porto
Porto Canal

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO Porto) realizou, no final do mês de março, a primeira operação de remoção da próstata (prostectomia radical), num doente oncológico, com o auxílio de um robô cirúrgico. Esta intervenção fez com que este instituto de oncologia inaugurasse o programa de cirurgia robótica.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Com o auxílio do robô cirúrgico,adquirido no âmbito do plano de recuperação e resiliência, foi possível oferecer uma cirurgia “com maior precisão, melhor visualização com uma maior ampliação”, uma redução dos riscos de complicações e “obter uma recuperação mais rápida para o doente”, segundo informações apresentadas pelo IPO do Porto.

Júlio Oliveira, presidente do Instituto de Oncologia do Porto, refere que a intervenção foi executada pelo cirurgião Rui Freitas, especialista em Urologia, que contou com “o apoio de uma equipa multidisciplinar e com o proctor Kris Maes, médico urologista pioneiro no Tensionfree Vaginal Tape”.

Para o presidente do IPO do Porto, a missão do instituto passa por “garantir a disponibilização de tecnologias inovadoras, bem como cuidados de saúde de excelência que permitam dar continuidade à abordagem multidisciplinar e centrada no doente”.

Atualmente, o programa de cirurgia robótica, prevê a integração de outras especialidades, como é o caso de ginecologia, de cirurgia torácica, geral e oncológica (reto, rim, estômago e próstata).

+ notícias: Porto

Empresas de 'tuk-tuks' avançam com queixa-crime contra presidente da Câmara do Porto

Dez empresários de ‘tuk-tuks’ apresentaram esta sexta-feira ao Ministério Público uma queixa-crime contra o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, por alegada violação de decisões judiciais e favorecimento a cinco empresas do setor no concurso lançado no ano passado.

Metros vão parar este fim de semana no Porto. Saiba quais são as alternativas

A circulação do Metro do Porto será temporariamente interrompida durante a noite de 12 para 13 de abril, devido a uma intervenção técnica que permitirá a continuação dos trabalhos da Linha Rosa. Para colmatar a interrupção e os transtornos no acesso aos transportes, a STCP vai fazer um serviço ocasional que se vai aproximar e efetuar paragem em todas as estações do troço entre a Senhora da Hora e da Trindade.

IGAS processa diretor de departamento de cirurgia do Hospital Santo António

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta sexta-feira ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.