Eduardo Vítor Rodrigues diz que projetos das linhas de metro da Maia, Matosinhos, Trofa e Gondomar serão lançados nas “próximas semanas”

| Norte
Porto Canal

Eduardo Vítor Rodrigues garantiu, esta quinta-feira, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, que os projetos das linhas de metro de Gondomar e ISMAI-Trofa serão lançados nas “próximas semanas”.

O Presidente da Área Metropolitana do Porto (AMP) sublinhou que esta é a “consumação de um antigo compromisso político”, que deverá agora avançar.
“O PRR e o Portugal 2030 têm que ter os instrumentos para financiar estes projetos”, salientou.

A nova linha de Gondomar ligará o Souto ao Estádio do Dragão numa extensão de 6,7 quilómetros e nove estações. Já a linha até à Trofa constituída também por nove estações vai fazer a ligação entre o ISMAI e o Muro.

As ligações de metro têm garantidas verbas da União Europeia, através do programa Sustentável 2030, num total de 3,7 mil milhões de euros.

Este é já um desejo antigo. Foi há 21 anos que o comboio passou na Trofa pela última vez. Desde então, a população continua a esperar pela promessa da ligação de metro que está prevista desde a primeira fase e que nunca viu a luz do dia.

+ notícias: Norte

Associação de Informática do Centro em Coimbra pode ser transformada em empresa intermunicipal

A direção da Associação de Informática da Região Centro (AIRC) deverá apresentar uma proposta no primeiro semestre de 2025 para transformação em empresa intermunicipal para poder ser competitiva na atração de trabalhadores especializados, afirmou o seu presidente.

Nova plataforma TVDE exclusiva para mulheres operacional nos próximos dias

A Pinker, nova plataforma TVDE que irá ficar operacional nos próximos dias, pretende dar segurança às mulheres quando pedem um veículo, que será conduzido exclusivamente por mulheres, disse à Lusa a fundadora do projeto Mónica Faneco.

PSD de Matosinhos apresenta nova queixa à PSP por destruição de outdoors

A Comissão política do PSD de Matosinhos, apresentou, esta segunda-feira, mais uma queixa contra desconhecidos pela vandalização e corte de lonas expostas em outdoors, de acordo com o comunicado às redações.