Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 

Metro do Porto constrói túnel para estacionar veículos da futura Linha Rosa 
| Porto
Porto Canal

O túnel da nova linha Rosa da Metro do Porto que servirá para estacionar os veículos está quase concluído. A estrutura, com 568 metros, também servirá para colocar as composições na linha.

A linha Rosa vai ligar a Casa da Música à Praça da Liberdade e contará com um ramal subterrâneo entre a Rotunda da Boavista e a Rua de Domingos Sequeira.

De acordo com o Jornal de Notícias, no túnel, nas traseiras da futura estação da Casa da Música, ainda estão a decorrer escavações, sem acabamentos.

"É um ramal que vai permitir que os veículos que estão parqueados nas oficinas de Guifões, em Matosinhos, entrem e façam ligação à estrutura da Linha Rosa", explica a Metro do Porto ao mesmo jornal.

O Presidente, Tiago Braga, revela ainda que eram precisos mais pontos de ligação entre o tronco comum e as linhas que estão a ser construídas e que a linha deverá estar em funcionamento no primeiro trimestre de 2025.

O ramal de 568 metros servirá, assim, apenas para manobras técnicas. Contudo, já foram escavados mais 50 metros, na direção da asprela, que, segundo adiantou a empresa ao JN, serão destinados a, no futuro, prolongar a linha até à zona universitária da Asprela.

Para além de funcionar como zona de estacionamento dos veículos, o túnel servirá ainda para reparações e manutenção de primeiro nível. Poderá também servir a Linha Rubi, avança o mesmo jornal.

+ notícias: Porto

“Não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”, afirma ‘vice’ da Câmara do Porto

O vice-presidente da Câmara do Porto defende que “não há uma relação direta entre aquilo que é insegurança e imigração”. Filipe Araújo falava na Assembleia Municipal após uma intervenção do deputado do Chega.

Antigos terrenos da STCP em São Roque entram na regeneração de Campanhã

Os terrenos da antiga estação de recolha da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) em São Roque da Lameira vão integrar a estratégia de regeneração de Campanhã, após a compra dos terrenos por parte da câmara municipal.

Incêndio habitacional em Castêlo da Maia deixa quatro desalojados

Quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, ficaram desalojadas, ao início da tarde desta terça-feira, na sequência de um incêndio habitacional na Travessa da Anta em Castêlo da Maia, confirmou ao Poto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil (CDOS) da Área Metropolitana do Porto.