Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate

Moreira adverte vice-presidente que terá de criar novo movimento caso se candidate
Foto: Ana Torres|Porto Canal
| Porto
Porto Canal/ Agências

O presidente da Câmara do Porto, o independente Rui Moreira, advertiu por carta o vice-presidente que, caso avance com uma candidatura às autárquicas, terá de criar um novo movimento de cidadãos, advertência que mereceu a concordância de Filipe Araújo.

“Se avançares com uma candidatura, ela resultará sempre, e por necessidade e imperativo legal, de um novo movimento de cidadãos, uma vez que eles se extinguem depois de cada eleição”, recordou Rui Moreira na missiva datada de sexta-feira e a que a Lusa teve este sábado acesso.

O autarca, que não se pode recandidatar nas próximas eleições autárquicas devido à limitação de mandatos, clarificou que a associação cívica “Porto, O Nosso Movimento”, que apoiou a sua candidatura, não é uma força partidária e, por isso, não se poderá apresentar a eleições, seja em coligação seja por si própria.

A associação nunca governou, nem poderia governar a cidade, vincou Rui Moreira, lembrando que em 2021 foi eleito pelo movimento “Rui Moreira: Aqui há Porto!”, que contou com o apoio do CDS/PP e IL, e que, posteriormente às eleições, celebrou um acordo de governação com o PSD.

Esta carta surge depois de o Jornal de Notícias (JN) ter adiantado na sua edição de quarta-feira que “Porto, o Nosso Movimento” vai ter uma candidatura à Câmara do Porto, mesmo se não conseguir o apoio do PSD, CDS/PP e IL.

“Que fique claro (…) não foi a associação 'Porto, o Nosso movimento' quem concorreu às eleições de 2021. Não foi a associação que me fez eleger. Não é a associação quem tem governado a cidade. Quem se apresentou e venceu as eleições foi o movimento 'Rui Moreira: Aqui há Porto!'”, frisou.

Rui Moreira, que sublinhou respeitar inteiramente a vontade de Filipe Araújo de se candidatar à autarquia portuense, considerou que o novo projeto político deste “não se dever alicerçar numa associação que teve um propósito único”.

“Que foi o de manter vivos os laços entre os apoiantes do nosso movimento e servir de respaldo à governação de que fizeste e fazes parte, e que pretendemos que, até ao último dia, corresponda ao mandato que recebemos dos cidadãos do Porto”, vincou Rui Moreira, na sua carta.

Na resposta, e igualmente por carta datada de sexta-feira, Filipe Araújo manifesta “perfeita concordância” com a advertência de Rui Moreira.

“Quero agradecer a reflexão que fizeste, pois cria a oportunidade de consolidar ideias e esclarecer a minha perfeita concordância com o que escreveste”, revela a missiva, a que a Lusa também teve acesso.

Assumindo estar a terminar a ponderação de uma candidatura à câmara, o vice-presidente, que acompanhou Moreira nestes seus 12 anos de governação, perseverou que a associação cívica não tem o enquadramento legal necessário para que se possa candidatar a eleições.

“Sabemos, naturalmente, que a associação cívica 'Porto, O Nosso Movimento' é uma plataforma que tem mantido agregados muitos dos apoiantes dos três movimentos liderados por ti que em 2013, 2017 e 2021 se candidataram e venceram as eleições”, sublinhou.

Filipe Araújo agradeceu ainda a Moreira pelo “incentivo constante” que sempre lhe deu para continuar este caminho.

A 05 de fevereiro, o presidente da Câmara do Porto disse que Filipe Araújo vai ser candidato à presidência da autarquia nas eleições deste ano, mas, naquela ocasião, o vice-presidente recusou que fosse a altura ideal para anunciar uma candidatura.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).