Filipe Araújo dispara contra deputado do PSD em momento de tensão na assembleia municipal: “Reles” e “sem categoria”

Filipe Araújo dispara contra deputado do PSD em momento de tensão na assembleia municipal: “Reles” e “sem categoria”
Foto: Ana Torres
| Porto
João Nogueira

A Assembleia Municipal do Porto desta segunda-feira foi palco de um intenso momento de tensão entre o vice-presidente do município, Filipe Araújo, e o deputado do PSD Rodrigo Passos. O momento decorreu após a intervenção do deputado que questionou a utilização da associação Porto Digital para fins de pré-campanha eleitoral, bem como o uso indevido de fundos municipais. O deputado do PSD deixou em cima da mesa o pedido de uma auditoria aos contratos recentemente celebrados pela associação.

Já passava mais de meia hora deste o arranque da sessão extraordinária da Assembleia Municipal do Porto, na noite desta segunda-feira. Discutia-se uma proposta da prorrogação do prazo do contrato de concessão por mais seis meses de utilização privativa de publicidades em espaços públicos.

Na sua intervenção, o deputado social-democrata Rodrigo Passos levou à tona vários contratos de assessoria e comunicação recentemente firmados pela Porto Digital, sugerindo a possibilidade de que dinheiros municipais podiam estar a ser desviados para apoiar a campanha pré-eleitoral de Filipe Araújo. O deputado alegou que há “denúncias” de vários portuenses sobre o uso indevido dos recursos da empresa.

De sublinhar que a Porto Digital é uma empresa detida pela Câmara, Universidade do Porto e Metro do Porto e da qual Filipe Araújo é presidente do Conselho de Administração.

“Reles” e “sem categoria”

Por sua vez, Filipe Araújo tomou o púlpito da sala da assembleia para responder às afirmações do social-democrata, classificando-as “reles” e acusando-o de não merecer o lugar que ocupava naquela sala: “Reles. O senhor deputado não tem categoria para se sentar onde está”.

“O senhor cala-se quando eu estiver a falar. Foi uma intervenção reles, volto a dizer. O senhor deputado não me dirige a palavra assim e mantenha-se calminho. (…) Eu nunca vi uma intervenção deste género. A intervenção que aqui fez é absolutamente indecorosa. Eu não a aceito. Se vem aqui prestar serviço a alguém, ponha essa pessoa a falar comigo”.

Em cima da mesa ficou a vontade expressa pelo deputado Rodrigo Passos do partido em pedir uma auditoria aos contratos da Porto Digital, com o objetivo de verificar se houve ou não uma utilização indevida de fundos públicos.

Filipe Araújo continua como possível candidato à corrida pela Câmara do Porto, mas encontra resistência tanto no PSD quanto dentro do próprio movimento independente de Rui Moreira.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).