Presidente da Associação Cultural de Músicos do Stop demite-se

Porto Canal
| País
Porto Canal /Agências

O presidente da Associação Cultural de Músicos do Stop, Rui Guerra, pediu esta sexta-feira demissão do cargo, acusando a associação Alma Stop de tentar impor uma contraproposta para reabertura imediata do centro comercial no Porto, o que esta refutou.

No pedido de demissão, apresentado esta sexta-feira ao presidente da Assembleia Geral da Associação Cultural de Músicos (ACM) do Stop, e a que a Lusa teve acesso, Rui Guerra afirma que os últimos dias foram “marcados pela tentativa de imposição da contraproposta da associação Alma Stop à direção da ACM”.

A Lusa tentou contactar Rui Guerra, mas até ao momento não obteve resposta.

Na missiva, Rui Guerra diz ainda que, num “comportamento antidemocrático”, os membros da Alma Stop exerceram “pressões, ameaças e insultos, tanto telefonicamente, como através de redes sociais” e que poderá provar as acusações.

“Nunca na minha vida cedi a qualquer tipo de pressões pondo em causa a minha idoneidade e rigor. Simplesmente, não cedo”, acrescenta, dizendo que se retira do cargo, mas espera a rápida abertura do centro comercial Stop.

Contactado pela Lusa, o presidente da Alma Stop, Bruno Costa, considerou a acusação “injusta e infundada”.

“Temos associados da ACM que podem confirmar a colaboração entre as duas associações”, acrescentou Bruno Costa, afirmando ter também "provas escritas" de que a direção da ACM concordou com a contraproposta enviada à câmara para a reabertura do Stop.

Também à Lusa, Miguel Paiva, associado da ACM Stop, afirmou que os associados da ACM foram apanhados de surpresa e que ainda não foram notificados sobre o pedido de demissão.

Miguel Paiva disse ainda que a contraproposta apresentada pela Alma Stop foi realizada “em colaboração e com o aval de vários membros da ACM”, bem como de músicos e lojistas que não são sócios de nenhuma das duas associações.

A Associação Alma Stop enviou na quarta-feira uma contraproposta à câmara que, entre outras questões, solicita a reabertura imediata do espaço e aceita a criação de um alerta direto para o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto de forma a "garantir uma resposta rápida em caso de emergência”.

Em resposta à Lusa, a Câmara do Porto escusou-se a comentar a contraposta, lembrando que esperava uma posição comum e apelando a que os representantes se entendessem.

"O que ficou definido foi que esperávamos uma posição comum das duas associações que representam os músicos e os lojistas [do centro comercial Stop] após o acordo da administração do condomínio, pelo que não faremos neste momento qualquer comentário com relação ao documento enviado. Pedimos às duas associações que se entendam", afirmou a autarquia.

Mais de uma centena de lojas do centro comercial Stop foram seladas em 18 de julho pela Polícia Municipal por "falta de licenças de utilização para funcionamento".

Na sexta-feira, o presidente da Câmara, Rui Moreira, admitiu que o espaço poderia reabrir desde que cumpridas medidas de segurança, nomeadamente ter em permanência um carro de bombeiros, com cinco operacionais, mas não mais do que 12 horas.

O administrador do condomínio do Stop, Ferreira da Silva, assinou na segunda-feira o acordo da autarquia que compromete a administração a "adotar e fazer adotar comportamentos de segurança e de medidas de autoproteção e mitigação do risco de incêndio”.

Como alternativa ao centro comercial, a câmara apresentou como soluções a escola Pires de Lima ou os últimos pisos do Silo Auto.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.