Um milhar de pessoas desfilou e gritou no Porto pelo regresso dos músicos ao Stop

Um milhar de pessoas desfilou e gritou no Porto pelo regresso dos músicos ao Stop
Foto: Ana Francisca Gomes | PortoCanal
| Porto
Porto Canal / Agências

Cerca de mil pessoas desfilaram esta segunda-feira no Porto exigindo o regresso dos músicos desalojados ao Centro Comercial Stop, numa caminhada cumprida sob o mote “o Stop é nosso e há de ser”, reclamando a importância daquele polo cultural.

A insatisfação em torno do sucedido na terça-feira da semana passada, com a selagem de mais de uma centena de lojas no Stop, um centro comercial com cerca de 40 anos, que a Câmara do Porto entende ser perigoso de frequentar e trabalhar devido à falta de segurança, ganhou esta segunda-feira a força dos números nas ruas do Porto.

Depois de a meio da tarde cerca de 200 pessoas se terem concentrado diante dos Paços do Concelho para “chamar a atenção para a importância do polo cultural” que dizem ser o antigo centro comercial, o final da tarde trouxe mais gente para a anunciada caminhada, prevista para começar pelas 19h30.

A essa hora cerca de 500 pessoas começaram a descer a Avenida dos Aliados, mas o número começou a crescer logo que iniciaram a subida da Rua de Passos Manuel, chegando à Praça dos Poveiros com a expressão do protesto no dobro.

Num desfile sempre com os bombos a debitar decibéis e com as gargantas a gritar “o Stop é nosso e há de ser”, a pequena multidão foi crescendo.

Por esse trajeto foi possível ver, em postes, paredes e árvores que Rui Moreira não passaria impune no desfile, havendo quem tivesse colado numa parede uma foto do presidente da Câmara do Porto e um vernáculo aludindo ao que entendia como falta de coragem do autarca portuense.

Já na Avenida Rodrigues de Freitas foi possível ler outras 'indiretas' ao autarca, num cartaz onde estava escrito “- turistas + artistas” ou “deixa-nos con ‘c’ ertar” ou noutro, igualmente com a cara do autarca, com a frase “não queremos côdeas”.

Já com o centro comercial à vista, numa parede outra frase alguém escreveu “o Stop não morrerá”, o mesmo espaço onde, cerca de 100 metros à frente, muitos dos que se encontravam no desfile fizeram questão de entrar, triunfais. Eram 20h55 e acabava ali uma manifestação que durava desde as 15h00.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).