Músicos invadem Stop e retiram selo de encerramento

Porto Canal|Ana Francisca Gomes
| Porto
Porto Canal

Na manhã desta terça-feira, alguns músicos do Centro Comercial Stop invadiram cerca de 38 lojas e retiraram o selo de encerramento em forma de protesto.

A Polícia Municipal foi chamada à Rua do Heroísmo e o Porto Canal sabe que vai ser colocado novo selo e apresentada queixa no Ministério Público.

Recorde-se que há uma semana foram encerrados 105 espaços pelas autoridades por não possuírem licença de utilização. O executivo da Câmara do Porto foi na segunda-feira unânime em concordar que o município deve assumir como prioridade a manutenção do centro comercial Stop como um "polo cultural".

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, à margem da reunião do executivo, afirmou que, apesar da discordância quanto à forma como foram seladas as lojas, o empenho da autarquia em garantir o funcionamento do Stop é algo que "une todos" os partidos.

Por sua vez, o administrador do condomínio aceitou a "solução temporária, provisória e condicionada" do município de forma a que os músicos regressem às instalações, nomeadamente o respeito pelo horário de 12 horas de funcionamento do Stop, zelar pela correta utilização da instalação elétrica e colaboração com o regimento de sapadores e com a câmara.

Após revelar que o processo de licenciamento em curso é do condomínio e que este possui um orçamento de cerca de 190 mil euros - o documento apresentado na reunião com o autarca e que o município tornou público é de 2019 – o responsável precisou que esta verba “serve apenas para pagar as despesas”.

Sobre as obras necessárias, foi perentório: “As obras dificilmente serão feitas”, disse, divulgando logo de seguida que “o projeto de alteração implicava seis milhões de euros”.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).