Câmara do Porto internaliza funções da Movida por “fazer mais sentido”

Câmara do Porto internaliza funções da Movida por “fazer mais sentido”
| Porto
Porto Canal/Agências

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, explicou esta terça-feira que foi decidido internalizar as funções do Gabinete da Movida, estrutura da qual foi afastada recentemente a diretora Ana Claudia Almeida, que disse não ter pedido para sair.

“A câmara decidiu internalizar essas funções. Decidiu-se passar o que estava na [empresa municipal] Agora para a Câmara. É apenas isso. Vamos continuar a ter o serviço da Movida”, disse Rui Moreira.

O autarca, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do programa Rede 20, foi questionado sobre a saída da diretora Ana Cláudia Almeida da Movida do Porto, um cargo criado com o objetivo de mediar “as partes em conflito” na zona central do Porto, nomeadamente comerciantes, moradores e público, e rejeitou que exista uma polémica à volta do caso.

“É uma questão normal e organizacional que nos parece fazer mais sentido. [Decidimos] envolver [a Movida Porto] no pelouro do comércio e das atividades económicas”, concluiu.

Na sexta-feira, a ex-diretora da Movida do Porto afirmou que encerrou o vínculo com a câmara “de comum acordo”, embora não tenha pedido para abandonar o cargo, e disse aguardar “com expectativa” o nome do seu sucessor.

A Câmara do Porto abriu um concurso para designar um novo responsável para a direção da Movida, cargo que está a ser assumido pela diretora do Departamento Municipal de Atividades Económicas, Patrícia Romeiro, segundo resposta da autarquia enviada à Lusa.

Ana Claudia Almeida, cuja nomeação para o cargo de diretora da Movida foi aprovada, em reunião do executivo, em 02 de junho de 2015, disse à Lusa que cessou funções em 31 de maio.

No dia 10, durante a sessão da Assembleia Municipal do Porto, Paula Amorim, moradora na zona da Movida, lamentou a "suspensão" da diretora, destacando a qualidade do trabalho desempenhado por Ana Cláudia Almeida.

Contactada pela Lusa, a ex-diretora da Movida disse que o termo suspensão usado pela moradora “não é o correto” e que sente “imensa gratidão e um dever cumprido”.

“Não pedi para sair. Foi de comum acordo”, afirmou, acrescentando que vê com bons olhos a nova estrutura orgânica do município que colocou o Gabinete da Movida sob a alçada do Departamento Municipal de Atividades Económicas, que “terá agora pessoas da câmara a trabalhar neste tema”.

De acordo com o concurso público para o cargo de direção do Gabinete da Movida, publicado na sexta-feira em Diário da República a remuneração base é de 2.153 euros. O prazo do concurso termina no dia 31.

“Desenvolver, coordenar e implementar a estratégia do executivo em termos de organização, gestão e salvaguarda das áreas da cidade do Porto denominadas de Movida”, bem como “dotar o município de ferramentas de análise e de estudos que auxiliem a definição estratégica em matéria de gestão” daquelas áreas, são funções atribuídas ao diretor.

O responsável terá também de garantir o cumprimento do regulamento existente, “analisar e apoiar a resposta adequada a todas as reclamações e exposições relacionadas com a Movida” e, entre outras funções, terá de “emitir pareceres e recomendações para os serviços municipais, no âmbito das suas competências”, e elaborar anualmente um relatório de atividades.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).