Fábrica chinesa da Metro do Porto vai passar a construir veículos movidos a energia solar
Porto Canal / Agências
A chinesa CRRC Tangshan, fornecedora das novas composições para a rede de metro do Porto, anunciou esta quarta-feira que está a fabricar o primeiro veículo leve sobre trilhos movido a novas energias para exportação, com destino à Argentina.
Cada unidade vai ser equipada com duas baterias de fosfato de ferro de lítio, alimentadas a energia solar e com capacidade de 353 quilowatts por hora, informou a empresa, citada pelo jornal oficial Global Times.
A velocidade operacional máxima é de 60 quilómetros por hora e a capacidade de cada composição varia entre 72 e 388 passageiros, dependendo do número de vagões.
Segundo a CRRC, trata-se do primeiro VLT (veículo leve sobre trilhos) de fabrico chinês a entrar em operação no mercado argentino, como parte de um contrato celebrado entre a empresa e as autoridades da província de Jujuy, em maio do ano passado.
Este não é o único projeto da CRRC na Argentina, cujo Governo assinou três memorandos de entendimento com a referida empresa e com a China Railway International Group (CRIG), em janeiro de 2022, para impulsionar o “plano de modernização do transporte ferroviário” do país.
Dois anos antes, em dezembro de 2020, a Argentina assinou acordos com quatro empresas chinesas, num valor total de 4.695 milhões de dólares (4.393 milhões de euros), para a compra de comboios de passageiros e a execução de obras em linhas ferroviárias de carga.
A China Railway Rolling Stock Corp Tangshan (CRRC Tangshan), que tem sede na província chinesa de Hebei, entregou, em fevereiro passado, a primeira de 18 novas composições encomendadas pela Metro do Porto.
As composições vão servir as novas linhas Rosa, no Porto, entre São Bento e a Casa da Música, e o prolongamento da linha Amarela, entre Santo Ovídio e Vila d’Este, em Vila Nova de Gaia, ambas já em construção.
Mais uma voltinha ao comando do CT. 🚇
— Metro do Porto (@MetrodoPorto) May 26, 2023
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Fundada em 1881, a CRRC Tangshan é uma empresa chinesa com larga tradição na produção de comboios, comboios de alta velocidade e veículos para metro. É o maior fabricante mundial de material circulante ferroviário, com sede em Pequim e emprega mais de 180 mil trabalhadores.
A empresa chinesa está atualmente na corrida ao concurso de aquisição de 117 automotoras para os serviços regional e suburbano da CP – Comboios de Portugal.
A CRRC Tangshan foi também, em parceria com a francesa Thales, um dos concorrentes derrotados no contrato de aquisição de 42 carruagens e de um novo sistema de sinalização ferroviária para o Metropolitano de Lisboa, atribuído em 2020