Novas carruagens: Associação de pessoas com mobilidade reduzida lança desafio à Metro do Porto

Novas carruagens: Associação de pessoas com mobilidade reduzida lança desafio à Metro do Porto
| Porto
Leonor Hemsworth

A nova carruagem da Metro do Porto, que já chegou a Portugal e esteve em exposição durante alguns dias na Estação da Trindade, tem levantado dúvidas e preocupações entre utilizadores. No que diz respeito às pessoas com mobilidade reduzida, alguns passageiros aperceberam-se de um degrau existente em todas as portas, aparentemente maior do que aqueles presentes nas carruagens atualmente utilizadas.

Nesse sentido, e com o propósito de testar a acessibilidade da nova carruagem, que entrará em circulação em maio, a Associação Salvador lançou um desafio à Metro do Porto para que convidem um grupo de pessoas com deficiência – motora e não motora – a conhecer a nova carruagem e perceber se é ou não funcional.

"A Associação Salvador gostaria de desafiar o Metropolitano do Porto a juntar um grupo de pessoas com diferentes tipos de deficiência para testar as acessibilidades e mobilidade nas novas carruagens do Metropolitano. Esta temática é de extrema importância e por este facto, acreditamos que virá desta experiência uma mais valia e valor acrescentado para um Metropolitano inclusivo a todos. Para além disso, a associação disponibiliza-se "para convocar pessoas com diferentes tipos de deficiência a fazerem parte deste grupo/experiência, com horário e dia a definir pelo Metropolitano do Porto".

O Porto Canal sabe que, juntamente com o pedido de visita conjunta, a associação pediu à Metro do Porto as especificidades da nova carruagem, que a entidade garantiu ao Porto Canal cumprirem com as normas europeias de acessibilidade. Para além disso, a empresa de transportes reforçou que uma das maiores preocupações na concretização do projeto prendeu-se, precisamente, com as pessoas que têm maiores dificuldades de locomoção.

A Associação Salvador disse também ao Porto Canal que o metro portuense é dos transportes públicos mais exemplares, em comparação, nomeadamente, com o de Lisboa, que não é tão prático nem pensado para pessoas com mobilidade reduzida.

Porto Canal

A nova carruagem da Metro do Porto, a primeira de 18 encomendadas à empresa chinesa 'CRRC Tangshan a entrar em circulação – em maio – esteve em exibição durante alguns dias na estação de metro da Trindade e, durante esses dias, a Metro do Porto realizou “um inquérito de avaliação junto dos vários visitantes”. De acordo com a Metro do Porto “o feedback que recebemos foi extremamente positivo no geral. De qualquer forma, teremos também em consideração, dentro do possível, as sugestões deixadas pelas pessoas nos tais ajustes a efetuar”.

O Porto Canal foi visitar a carruagem à oficina em que se encontra. O novo veículo está, neste momento, em fase de testes mais avançados, numa preparação para entrar em circulação, de acordo com a data prevista, já daqui a três meses.

A nova carruagem tem 64 lugares sentados, mas uma capacidade total de 244 passageiros. O modelo mais recente em circulação - mais voltado para viagens de maior curso - tem 100 lugares sentados e uma capacidade de 248 pessoas. Para além disso, as novas carruagens vão circular sempre em unidades duplas, o que permite o dobro da capacidade.

No que diz respeito às barras horizontais, que também preocuparam alguns passageiros por parecerem demasiado baixas, sabe-se que a distância do chão para essas mesmas barras é de 1,90m. Já as carruagens atualmente em circulação possuem uma altura interior superior.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.