Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 

Porto e Vila Nova de Gaia, uma história sobre pontes 
Foto: André Arantes | Porto Canal
| Norte
Porto Canal

A nova ponte sobre o rio Douro, que será construída para servir a linha rubi do Metro do Porto, terá o nome de "Ponte Dona Antónia Ferreira".

O anúncio foi feito esta sexta-feira durante a "Conferência 135 anos a criar pontes", do Jornal de Notícias. 

A nomeação é assim uma homenagem a Dona Antónia Adelaide Ferreira, conhecida como "Ferreirinha", uma figura incontornável do Douro e uma das grandes impulsionadoras da produção e comercialização do vinho do Porto.

A nova estrutura ligará o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Gaia.

A concurso concorreram seis nomes, dos quais um foi escolhido em voto popular: Ponte da Boa Viagem, Ponte Douro, Ponte da Ferreirinha, Ponte da Boa Passagem, Ponte da União e Ponte Eng. Joaquim Sarmento.

Os seis nomes pré-selecionados para votação do público foram escolhidos por uma comissão constituída pelos historiadores Amândio Barros e Hélder Pacheco, o jornalista e investigador Germano Silva, o engenheiro Humberto Varum e o músico Rui Veloso.

Esta será assim assim a sétima ponte a ligar a Invicta à cidade vizinha, num proceso com centenas de anos. Cada uma com estilos e histórias diferentes, sendo que algumas já nem existem. 

Ponte das Barcas

Estrutura feita com 33 barcaças interligadas por cabos de aço, ancoradas ao fundo do rio a montante e a juzante, tinha duas aberturas para que os barcos que subiam e desciam o rio pudessem passar. Esta inovação chegou à Invicta em 1806 e teve fim marcado em 1829.

Ponte Pênsil / Ponte D. Maria II

Obra dos engenheiros Bigot e Mellet foi inaugurada em 1842 e demolida em 1887. Após poucos anos de atividade, começaram a surgir dúvidas quanto à sua segurança devido à oxidação muito rápida e intensa dos seus componentes metálicos. Estruturalmente a ponte era suspensa (ou pênsil) de 8 cabos (4 de cada lado) suportados por torres de pedra ou obeliscos e ancorados na rocha das margens através de 32 amarras (16 em cada margem).

Ponte Dona Maria Pia

Foi a primeira ligação ferroviária da cidade, tendo a missão de conectar a capital e a Invicta, atividade que cumpriu durante 114 anos. Este foi o primeiro grande trabalho de Gustavo Eiffel no Porto. Constituído por um grande arco que suporta o tabuleiro ferroviário de 354 metros de extensão. Está, desde 1982, classificada como Monumento Nacional, estando fechada há mais de 30 anos. 

Ponte Luís I

Inaugurada em 1886, a ponte que une Gaia e o Porto, sobre o rio Douro, é uma obra-prima da engenharia do ferro, sendo o cartão postal mais famoso da cidade. Exemplo de robustez, a construção chegou a ter o maior arco de ferro forjado do mundo com 395 metros, não sendo indeferente para ninguém. 

A iluminação noturna da Ponte Luís I confere-lhe um ar cinematográfico, sendo uma das coqueluches para os turistas. 

Ponte da Arrábida

Foi inaugurada a 22 de Junho de 1963, sendo uma obra-prima da autoria do arquitecto Edgar Cardoso. A Ponte da Arrábida foi considerada Monumento Nacional no preciso ano em que se assinalam 50 anos desde a sua conclusão e abertura ao tráfego (2013). Afirmou-se como a primeira grande ponte sobre o rio Douro projetada e construída pela engenharia portuguesa. 

O seu arco de betão armado era, à data da construção, em 1963, o maior alguma vez construído em pontes no mundo. E, desde 2016, para os mais audazes, é possível subir os 262 degraus até ao alto deste Monumento Nacional, a 65 metros do leito do rio.

Ponte de São João

Construída para acompanhar o crescimento do tráfego rodoviário e ferroviário, que também começava a crescer, veio substituir a pequena Ponte D. Maria Pia, a partir do dia 24 junho de 1991, o mesmo em que se celebram as festividades do padroeiro da cidade. Edgar Cardoso foi novamente chamado para coordenar os projetos e a construção da Ponte de São João.

Faz a ligação entre a estação de Porto-Campanhã e os destinos a Sul com a primeira paragem em Vila Nova de Gaia.

Ponte do Freixo

Inaugurada em setembro de 1995, é uma ponte rodoviária que faz a ligação entre as cidades do Porto e Gaia, sobre o rio Douro. O projeto é da autoria do professor António Reis.

Esta construção surgiu com o objetivo de minimizar os congestionamentos no trânsito automóvel que se faziam sentir nas Pontes da Arrábida e de D.Luís I.

A Ponte do Freixo tem características interessantes, já que, se trata, de duas pontes construídas lado a lado e afastadas 10 cm uma da outra. A ponte tem oito vãos, tendo o principal 150 metros.

Ponte do Infante D. Henrique

É a mais recente entre todas as pontes entre Porto e Gaia. Com 20 metros de largura e quatro faixas de rodagem, duas em cada sentido, a construção recebeu as viaturas que foram retiradas do tabuleiro superior da vizinha Ponte D. Luís I, aquando da chegada do metro. 

Foi projetada pelos engenheiros Adão da Fonseca, Fernández Ordañez e Francisco Millanes e começou a ser construída em 1999, com sua inauguração em 2003.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.