“É muito prematuro saber qual é o futuro do Bairro dos Moinhos nas Fontaínhas”, afirma vereador

Foto: Pedro Gabriel Soares | Porto Canal
| Porto
Ana Francisca Gomes e Inês Reis

Pedro Baganha, vereador com o pelouro do Urbanismo, afirmou, à margem da reunião de executivo desta segunda-feira, que é ainda prematuro falar do futuro do Bairro dos Moinhos, mas Fontaínhas, quando questionado se há a possibilidade de a câmara adquirir o bairro, mas não voltar a fazer um novo bairro para moradores.

“Nós não nos podemos esquecer que debaixo dessa ilha passa uma ribeira - a Ribeira das Patas - que provocou os problemas em janeiro deste ano. Há um estudo hidrológico que tem que ser feito. Não nos podemos esquecer que o PDM prevê precisamente para ali uma bacia de retenção, que no fundo é um mecanismo para resolver estas enxurradas rápidas”, justificou.

Baganha referiu que “o primeiro passo é comprar a ilha na sua totalidade, o segundo passo é perceber quais são as condições geofísicas daquele território”.

A manhã de 7 de janeiro ficou marcada por inundações que deixaram um rasto de destruição na zona histórica do Porto. Menos de uma hora de chuva intensa bastou para que várias ruas ficassem alagadas, provocando avultados prejuízos a moradores e comerciantes. Partes da cidade ficaram paralisadas e muitas questões foram feitas quanto à capacidade de resposta da cidade perante tal intempérie. 

A Câmara do Porto quer comprar a totalidade das 23 habitações da ilha dos Moinhos e que foram afetadas pelas enxurradas, estando neste momento ainda em conversações com os proprietários.

Notícia em atualização.

+ notícias: Porto

Colisão rodoviária condiciona A28 junto a Esposende

Uma colisão rodoviária na autoestrada A28, em Esposende, está a condicionar o trânsito automóvel no sentido Porto-Viana do Castelo, confirmou ao Porto Canal fonte da Brigada de Trânsito de Viana do Castelo.

Universidade oferece curso de português a partir de viagem pelo coração do Porto

A Universidade do Porto anunciou esta quarta-feira a realização de um curso online que propõe dar a conhecer a língua portuguesa a partir de uma viagem virtual pelo “coração” do Porto, Património da Humanidade.

Choque em cadeia condiciona trânsito na VCI

Um choque em cadeia entre cinco veículos na VCI na zona de Paranhos, ao início da tarde desta quarta-feira, está a condicionar a circulação automóvel.