Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro

Solução habitacional para moradores de bairro nas Fontainhas deverá chegar em setembro
| Porto
Porto Canal / Ana Mota

Em setembro deste ano deverão ser conhecidas novas soluções habitacionais para os moradores que permanecem no Bairro dos Moinhos, nas Fontainhas. A informação foi revelada em exclusivo ao Porto Canal pelos moradores. A Câmara Municipal do Porto diz estar ainda em processo de aquisição dos terrenos. Cerca de 17 famílias continuam a viver no bairro que foi atingido por inundações em janeiro deste ano.

A informação foi revelada ao Porto Canal pelos moradores do Bairro dos Moinhos. Depois da visita dos senhorios, esta quarta-feira, várias famílias foram informadas que deverão ter acesso a habitação social, noutras zonas da cidade do Porto, em setembro deste ano. Os moradores acreditam assim que dentro de um ano deverão ter de deixar o bairro.

A autarquia do Porto já tinha informado que irá comprar a totalidade da ilha dos Moinhos, para que sejam apuradas “as condições geofísicas do território”. O vereador Pedro Baganha informou, em maio deste ano, que “há um estudo hidrológico que tem de ser feito", e que "o Plano Diretor Municipal prevê para esta zona uma bacia de retenção, ou seja, um mecanismo para resolver estas enxurradas rápidas".

Quanto à aquisição dos terrenos, é um processo que “continua a tramitar”, informa a autarquia, sendo que o processo está ainda a ser negociado com os proprietários.

 

+ notícias: Porto

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

Trabalhadores denunciam "contratos precários" em equipamentos culturais do Porto

Trabalhadores da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto denunciaram "contratos precários" em equipamentos do município e reivindicaram melhores condições de trabalho, avançou esta terça-feira o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE).